Internacional: Irizar apresenta novo ônibus urbano na Europa

A Irizar reforçou a sua linha de produtos com a introdução do novo modelo urbano I3, que se destina a transporte urbano ou semiurbano. Com piso semi-rebaixado (low-entry) e uma altura mínima ao solo de 340 mm, posiciona-se abaixo do modelo I4, que circula na Europa, e passa a atender o segmento dos corredores rápidos, próprios para ônibus de piso mais baixo. O modelo i3, da Irizar, foi apresentado no salão de veículos comerciais em Madrid, na Espanha, FIAA Madrid 2012.
O novo Irizar mantém os traços típicos da montadora espanhola, principalmente nos grupos óticos, a parte frontal (incluindo párabrisas) e estará disponível com porta dianteira de folha simples ou dupla, dependendo da aplicação do veículo.

O I3 oferece mais opções de configuração para responder ao número pretendido de lugares sentados e de pé. A porta central está equipada com uma rampa de acesso para passageiros de mobilidade reduzida e dispõe um espaço especial para esses usuários.

A disposição interna de poltronas foi melhorada, segundo a Irizar, para comportar maior número de lugares, sem comprometer o espaço entre os bancos e o conforto. A versão de 12,5 metros de comprimento pode receber até 45 assentos. O Irizar i3 também pode ter a versão midi, intermediária entre micro-ônibus e ônibus convencional.

Foram usados novos materiais que deixam o veículo mais leve, resultando em melhor desempenho do motor e mais economia, ainda segundo a fabricante.

O novo Irizar I3 irá ser comercializado na Espanha e em Portugal. No mercado espanhol, os ônibus urbanos são obrigatoriamente de piso rebaixado, enquanto em Portugal podem ser de piso semirebaixado.

Com esse lançamento, a Irizar está iniciando o planejamento da criação de um ônibus elétrico, que será lançado até 2014. Por enquanto, o I3 será comercializado com motores normais de ônibus na Europa, como o B7R da Volvo.

Brasil: A Irizar no Brasil, com sede em Botucatu, interior Paulista, fabrica apenas ônibus rodoviários. Para o Brasil, não há planos por enquanto de produção de ônibus urbanos.

Na Fetransrio, evento organizado pela Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e OTM Editora, a empresa lançou o modelo para médias e longas distâncias Irizar i6. O ônibus, dotado dos padrões europeus de estrutura de carroceria, se situa entre o modelo Century e o topo de linha PB e é a aposta da companhia para aumentar a participação num mercado cuja predominância é da linha Geração Sete (G7), da Marcopolo.

Foto: Blog Paraíba Bus
Com informações: Portal Transporte em Revista e Blog Ponto de Ônibus

Compartilhe esta matéria

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *