Com estrutura danificada, túnel de Neópolis será interditado para reforma

Os motoristas que transitam pelo túnel de Neópolis, na BR-101, enfrentam problemas de acesso e convivem com a insegurança gerada pela precariedade da estrutura. Considerado o principal retorno para Natal, o túnel também dá acesso mais rápido aos bairros de Pirangi e Nova Parnamirim, mas a cada ano que passa, sua estrutura se mostra mais danificada.
Por todos os lados, os danos são bastante visíveis. As ferragens estão descobertas e enferrujadas por ação do tempo e das chuvas e uma das principais vigas está bastante danificada, dando a impressão de estar se desmanchando. Além da estrutura do túnel, o acúmulo de areia na pista, os buracos e a falta de iluminação, preocupam quem passa pelo local.
O eletricista Jarlen Ferreira passa diariamente pelo túnel e, segundo ele, a falta de manutenção do local já causou vários acidentes.  “Esse túnel tem muitos problemas e uma manutenção adequada resolveria tudo e evitaria os acidentes que quase sempre acontecem por ali. Não há sinalização quanto à altura e várias vezes já vi caminhões baterem no teto, quebrando ainda mais a estrutura. Faz muito tempo que não fazem manutenção nele e andamos por ali com insegurança”, disse Jarlen Ferreira.
Além dos acidentes, os motoristas temem os assaltos que podem ocorrer, já que não há iluminação no local. Segundo o empresário Marcos Antônio, o túnel apresenta problemas de falta manutenção há muito tempo. “O maior problema para mim é a falta de iluminação, pois durante a noite é perigoso passar por ali, pois não sabemos se há alguém escondido esperando o momento de efetuar roubo. Faz muito tempo que esse túnel está com esses problemas”, afirmou Marcos.
Para restaurar a estrutura do túnel, garantindo mais segurança aos que transitam pelo acesso, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/RN) para executar obras de recuperação estrutura e manutenção do pavimento. As obras serão iniciadas na próxima segunda-feira (14) e o prazo para execução é de 30 dias.
Primeiramente, será executada a recuperação estrutural, com remoção e execução da viga danificada em virtude de danos sofridos no choque envolvendo um caminhão que, segundo o DNIT, danificou a estrutura e ao patrimônio público. As obras de manutenção do pavimento serão realizadas com a limpeza do túnel e de áreas adjacentes,  conservação da Faixa de Domínio, sinalização e a com a operação tapa-buraco no local.
Durante o período das obras, o túnel será interditado e os motoristas deverão utilizar o retorno da avenida Maria Lacerda em seus deslocamentos. Para não causar transtornos aos motoristas, o Dnit/RN realizará as obras dentro do prazo e períodos que diminuam os problemas no trânsito e, sempre que possível, os serviços serão executados nos finais de semana.
A empresa CSN Ltda. foi contratada através de licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 593/2012, no valor de R$ 97.359,94, e a ordem de serviço foi assinada no último dia dois de janeiro.
Foto: José Aldenir (Jornal de Hoje)
Compartilhe esta matéria

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *