Saúde: Passageiro saudável, viagem tranquila

Cuidar da saúde antes, durante e depois da viagem é muito importante!  Alguma vez, ao viajar de carro, ônibus ou avião, você já sentiu enjoo ou algum tipo de mal-estar?  Caso sim, pode ser caracterizada a Cinetose, também conhecida como “doença do movimento”. Isso acontece porque, com o veículo em deslocamento, seus olhos dão ao corpo a sensação de que você está parado, enquanto os ouvidos dizem o contrário. Essa falta de sincronia momentânea entre os órgãos é o que causa a enfermidade, que afeta principalmente mulheres e crianças.
Por isso, hoje, você confere algumas dicas que vão te ajudar a driblar o mal-estar nos trajetos de ônibus, para que você possa ter um passeio ainda mais tranquilo e confortável. Vamos lá?

Cuide da alimentação. Não coma em excesso antes de viajar e evite alimentos gordurosos. Opte por frutas e alimentos leves, como maçã, banana e bolachas de água e sal. O gengibre também é muito indicado contra os enjoos.
Beba água, mas não exagere. Alguns goles ao longo da viagem já são o suficiente para manter o corpo hidratado.
Olhe para a paisagem. Além de aproveitar a vista, focar na paisagem ao invés do interior do ônibus ajuda a sincronizar os sentidos da visão e audição. Sentando nos bancos da frente você terá uma visão melhor do que acontece fora do ônibus.
Evite ler. A leitura é um ótimo passatempo na viagem, mas deve ser evitada por quem sofre de Cinetose, pois pode agravar os enjoos, tonturas e dores de cabeça.
Respire ar puro. Aproveite as paradas nos pontos de apoio ao longo da viagem para respirar um pouco de ar fresco. Respire profundamente e inspire devagar.
Faça alongamentos. O amplo espaço dos ônibus te permite isso. Eles melhoram a circulação sanguínea e também ajudam a evitar o mal-estar.
Em último caso, leve sempre medicação na bagagem de mão. Não esqueça de consultar o médico antes de usar qualquer remédio e lembre-se que é sempre melhor prevenir do que tratar.
Viu só como é fácil? Depois desses truques, viajar de ônibus vai ficar ainda mais prazeroso. Aproveite as dicas e boa viagem!
Fonte e imagens: Juntos a Bordo
Compartilhe esta matéria

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *