Mossoró: Plano de Mobilidade Urbana começa a ser posto em prática

Foi aprovado em 2011 pela Câmara Municipal de Mossoró o Plano de Mobilidade Urbana (PMU), que busca soluções de forma antecipada para os problemas referentes ao transporte público, acessibilidade, trânsito do município, ciclovias, entre outros assuntos. A previsão é de que dentro do período de 20 anos o projeto venha a ser totalmente implantado e atinja toda a cidade e sua população.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes, algumas medidas do plano já estão em prática. “Estamos começando a implantar o plano de mobilidade no município, atualmente podemos verificar a adoção de algumas medidas, tal como a exigência do Relatório de Impacto no Tráfego Urbano (Ritur) para os grandes empreendimentos que vão se instalar na cidade. Outra medida que vem sendo implantada é a instalação das placas de sinalização. As ações do plano podem ser macro ou micro, dependendo da situação”.
Alexandre ainda destaca que para auxiliar no plano de mobilidade a Prefeitura solicitou apoio do engenheiro Carlos Batinga. “O assunto que envolve trânsito e tráfego ainda é bastante específico e poucas pessoas dominam essa habilidade, sendo assim convidamos o engenheiro Carlos Batinga para nos auxiliar, antecipando alguns problemas que podem surgir devido ao aumento no número de veículos, necessidades envolvendo transporte público”.
O consultor afirma que Mossoró possui todas as condições para pôr o plano de mobilidade em prática. “A cidade tem boas condições, como avenidas largas, o terreno plano, por isso temos a certeza que há condições suficientes para tornar o trânsito melhor. Outra coisa importante é que vemos totais condições de implantarmos aqui espaços de ciclovias, atendendo a uma demanda da população”, explicou.
Foi criada uma comissão para acompanhar as ações a serem planejadas e executadas do PMU. A equipe será composta pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o subsecretário municipal de Trânsito e Transporte, o presidente da Câmara Municipal, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Mossoró (Sintrom).
Compartilhe esta matéria

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *