Mossoró: Plano de mobilidade urbana prevê GPS nos ônibus e investimento de R$ 37,9 mi em infra-estrutura

O Plano de Mobilidade Urbana para Mossoró apresentado a imprensa no final da manhã da última sexta-feira, dia 22, no Palácio da Resistência prevê a instalação de sinal de GPS nos ônibus e um investimento de R$ 37,9 milhões em infra-estrutura.
O projeto foi apresentado pela prefeita Claudia Regina, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes; Subsecretário de Trânsito e Transporte, Marlos Ciarlini; e o subsecretário do Desenvolvimento Territorial Jailson Moreira.
Segundo a prefeita Claudia Regina as medidas serão executadas pelo município visando a melhoria do sistema de mobilidade urbana. São três medidas que serão executadas em caráter de urgência já no mês de abril, observa a nota divulgada pela Prefeitura.
Uma dessas medidas é implantação do sistema de integração da tarifa única de ônibus onde os usuários poderão pagar uma única tarifa de um ponto a outro da cidade.
Inicialmente o sistema será implantado na linha do bairro Santa Delmira ao bairro Nova vida com estação de integração na Praça Felipe Guerra. “Vamos implantar em caráter experimental, mas a intenção é expandir para outras linhas” afirma a Prefeita.
O sistema de monitoramento de linha foi outra medida apresentada na reunião. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano Alexandre Lopes o monitoramento vai acontecer com a implantação de aparelho de GPS em todos os ônibus das linhas de Mossoró já na primeira semana de abril.
Os usuários poderão acessar por meio do seu celular informações sobre o trajeto do ônibus, o tempo de espera para que o ônibus chegue à parada. “O objetivo do sistema é diminuir o tempo de espera e ter um controle no monitoramento dos ônibus” afirma Alexandre Lopes.
Outra importante medida anunciada foi à autorização imediata da vistoria em todos os ônibus para melhorar a qualidade do transporte público. “Todos os ônibus irão passar por uma vistoria para trazer conforto à população que utiliza diariamente o sistema de transporte público” disse Claudia Regina.
Através da vistoria será possível verificar quais ônibus estão mal conservados e a prefeitura poderá tomar as medidas necessárias para adequar o ônibus a população.
Segundo Claudia Regina a prefeitura acompanhará passo a passo a implementação das medidas.
Além das medidas anunciadas a prefeita destacou também obras na área da mobilidade urbana que já vem sendo realizadas em toda a cidade como: pavimentação, implantação de asfalto, sinalização dos pontos de ônibus, pintura de meio fio e recuperação de canteiros para dar mais qualidade no serviço de transporte público municipal.
O pacote de mobilidade urbana conta ainda com a construção de 10 abrigos de passageiros, sendo três na zona rural e sete na zona urbana além da reforma de mais 10 abrigos sendo cinco na zona rural e cinco na zona urbana.
O plano de mobilidade urbana visa a melhoria no sistema de mobilidade urbana de Mossoró facilitando a vida de quem precisa utilizar o transporte público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.