SEMOB contará com Sistema Inteligente de Gestão Eletrônica do Transporte Coletivo

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), está finalizando um convênio de transferência de tecnologia com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com o convênio, o usuário poderá consultar informações precisas sobre o horário em que as linhas de ônibus passarão por cada ponto de ônibus, por meio inclusive, da rede móvel de telefonia e a internet será possível em Tempo Real saber quando o ônibus vai chegar na parada.

Outro aspecto importante é que o sistema permitirá a SEMOB acompanhar também em tempo real o funcionamento do transporte urbano do Natal. Com isso, o gestor passará a ter uma visão mais ampla do funcionamento do sistema, e com isso poderá realizar estudos e discutir com a sociedade e com os empresários modelos que poderão melhorar a qualidade do sistema de transporte urbano. Essa modernização do sistema vai aprimorar o processo de tomada de decisão que passará a ser essencialmente focada na qualidade do serviço ofertado aos usuários.
Para assegurar a população o direito a estas informações, o município implantará plataforma de gerenciamento integrada com as empresas operadoras que possibilite a operação e análise por eventos, localização visual dos trajetos, pontos de parada e pontos de referência na cidade, viagens em andamento, opções de deslocamento, entre outros dispositivos pertinentes ao sistema.
Para atender essa demanda, a SEMOB implantará um Centro de Controle Operacional, onde acontecerá o monitoramento da operação, o atendimento aos usuários e o controle da eficiência do planejamento da oferta no atendimento à demanda existente no sistema.
As informações também estarão disponibilizadas no site da Prefeitura do Natal, na janela que será implantada para o site da SEMOB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.