Retrô: Barros – de 115 à 152

Nada como um repeteco para lembrar dos bons veículos que já passaram ou ainda estão em atividade no nosso sistema de transportes, não é verdade? Pois bem, caro leitor. Em mais uma da coluna “Retrô”, trazemos um dos protagonistas de uma edição recente do quadro “Especial UNIBUS RN”, recém-reformado – e em plena atividade.
Trata-se de um dos veículos adquiridos no último lote de ônibus 0 km da empresa. Adquirido em 2011, o lote em questão trouxe três veículos, que usaram os prefixos 95, 105 e 115 – este último o veículo que mostraremos hoje no “Retrô”.
O 115 chegou no segundo semestre de 2011, incorporado em um lote cheio de novidades. Ele veio em um conjunto de veículos que foram pioneiros na inclusão da terceira porta nos ônibus da empresa de Nísia Floresta e os primeiros da frota com motor de grande porte da Volkswagen (17.230 EOD) e foram os primeiros da empresa a possuir itinerário digital. Além disso, foram os primeiros nessa configuração a circularem no RN montados no popular modelo Torino, da Marcopolo (Antes deles, Natal só tinha ônibus com esse modelo montados em chassis Mercedes-Benz).
A chegada desses veículos aconteceu na antiga gestão da empresa, que foi arrendada, no início de 2012, pelo grupo pernambucano que administra, no RN, as empresas Trampolim da Vitória e Conceição. A partir da entrada da nova administração, novas medidas foram tomadas, como a mudança da forma de numeração dos ônibus e a diminuição da pintura nos veículos.
Com essas mudanças, o ônibus protagonista da nossa coluna sofreu uma grande reforma, mesmo com pouco mais de um ano de uso. No início de 2013, reapareceu com uma pintura menor, onde o branco predomina mais, e com novo prefixo: 152.
Para mostrar essas mudanças da Barros, o UNIBUS RN foi convidado a conhecer as instalações da empresa, em sua garagem-sede, situada na cidade de São José do Mipibú, na região metropolitana de Natal. Lá, nossa equipe pôde fazer fotos de vários veículos da frota, incluindo o ônibus que é o protagonista do “Retrô” de hoje. Você pode conferir mais detalhes da nossa visita, acessando AQUI a edição do “Especial UNIBUS RN” que mostrou as instalações da Barros, publicado no dia 03 de março.
E para mostrar essas mudanças, mostramos fotos do ônibus num “Antes, depois”. Confira:
Em 2011, como 115:
Em 2013, como 152:
 
  
Dados do ônibus:
Marcopolo Torino GVU (G7) 2011, Volkswagen VW 17.230 EOD.
Placa: NOC-1848
Fotos: Thiego Silva, Reginaldo Alves, Roberto Marinho e Helckton Fernandes (Ônibus Brasil)
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.