PE: Governador Inaugura novo Terminal de integração

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entregou à população, na manhã da segunda-feira (15), o 16º Terminal Integrado do Sistema de Transporte Público de Pernambuco. O Tancredo Neves, localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, tem previsão de atender cerca de 43 mil pessoas diariamente.

O novo terminal foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. O TI conta com banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes.
Segundo o governador Eduardo Campos, antes da inauguração de todos os Terminais Integrados existe um estudo organizado pelo Plano Diretor de Transporte Urbano. “Esse plano foi criado para discutir o transporte público, assim como o crescimento urbano e é baseado em experiências internacionais para trazer mais agilidade, conforto e segurança aos usuários e funcionários dos veículos e dos terminais”.
Durante a solenidade, Campos fez questão de mencionar os benefícios trazidos pelos novos transportes do Sistema Estrutural Integrado (SEI). “Além da redução do tempo de viagem para as pessoas que seguem do subúrbio para o Centro do Recife, as 20 comunidades assistidas pelo TI Tancredo Neves ainda contam com a redução no valor da passagem. Neste terminal, por exemplo, todas as linhas passam a operar com a tarifa A (R$2,25)”. ressaltou.
Para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, “a entrega do TI faz parte do compromisso do governo em expandir e modernizar o Sistema Estrutural Integrado até o fim de 2014”, disse. Ainda de acordo com Danilo, “este é o terceiro terminal entregue para a linha Sul, adicionando conforto e rapidez ao transporte local juntamente com os TIs Aeroporto e Cajueiro Seco”.
Já o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Nelson Menezes, mencionou que “mais de 105 veículos deixarão de ir para o Centro do Recife, diminuindo a poluição e o trânsito no local. Agora os moradores das URs e do Ibura poderão chegar ao centro da cidade com mais conforto e agilidade do SEI, juntamente com o metrô”.
Estiveram presentes, também, na cerimônia de inauguração o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o secretário de Mobilidade do Recife, João Braga, entre outros.
Fonte: GRCT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.