Emissora de TV flagra ação dos “Janelinhas”

Vendedores estão se aproveitando de cartões de gratuidade e descontos para comercializar passagens de ônibus ilegalmente em Natal. As carteirinhas são vendidas aos usuários nas paradas de ônibus da capital potiguar.
É o que mostra o flagrante feito pela reportagem da Inter TV Cabugi exibida na edição do dia 22 de maio do telejornal “Bom Dia RN”, em reportagem assinada por Jorge Talmon.

O esquema funciona da seguinte forma: o usuário compra a passagem ao vendedor e recebe o cartão, normalmente de estudante ou de gratuidade para deficientes físicos. Em seguida, ao passar pela catraca do ônibus, o usuário devolve  a carteira para o vendedor pela janela do veículo. A prática foi flagrada pela reportagem em uma parada de ônibus no conjunto Mirassol, zona Sul de Natal.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) sabe da venda ilegal. De acordo com o secretário adjunto da Semob, Clodoaldo Cabral, foram apreendidas cerca de 1.000 carteiras de estudantes que estavam sendo utilizadas por terceiros. “Sabemos que existe fraude no sistema quanto ao uso indevido tanto por estudantes quanto por terceiros. Observamos isso todos os dias”, afirma Clodoaldo Cabral.
Para o secretário adjunto da Semob, uma das possíveis soluções é reduzir o número de passagens gratuitas fornecidas a deficientes físicos. A medida desagrada o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do RN, José Odon Abdon. A Semob diz que vai negociar a questão com essa e outras associações. A fiscalização, segundo o secretário adjunto, já vem sendo feita dentro dos ônibus.
Fonte: G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.