Dia 7: As principais notícias entre 16 e 21 de junho

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando a semana, no dia 16, falamos sobre meio ambiente. Destacamos o anúncio, feito pela CNT, de que 70% dos ônibus que circulam em Natal foram aprovados pelo projeto “Despoluir”, que monitora o nível de poluição emitido pelos veículos. Cerca de 11 mil medições foram feitas. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para uma das principais linhas de ônibus rodoviárias do Brasil. Informações dão conta de que a tradicional empresa paraibana Bonfim, que faz a ligação entre João Pessoa e Recife, terá seu controle acionário repassado para a empresa cearense Princesa dos Inhamuns. Com esta mudança de administração, a empresa do Ceará passa a ter sua primeira operação interestadual. Clique AQUI para conferir mais detalhes.
Segunda-feira: No dia 17, mostramos um protesto que pegou o natalense de surpresa na manhã da segunda-feira. Organizada pelos motoristas e cobradores, a manifestação ocorreu no Baldo, região central da cidade, e pediu melhores condições de segurança para os operadores do transporte público natalense. O texto completo pode ser lido AQUI.
Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, o transporte dos torcedores durante a Copa das Confederações. Em Fortaleza, uma linha de ônibus criada especialmente para o evento, que é organizado pela FIFA e serve de teste para a Copa do Mundo, está atraindo poucos usuários. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 18, demos destaque para a capital do oeste. Mostramos um protesto, organizado nas redes sociais, que aconteceu em Mossoró, reivindicando a melhoria do transporte público na segunda maior cidade do RN. O ato reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade. Confira o relato sobre o protesto clicando AQUI.
Em nível internacional, destacamos a fabricação do ônibus que é considerado o mais caro do mundo. Fabricado por uma montadora austríaca, o veículo pode ser considerado um motor home e possui suíte master, piso aquecido, lareira e um terraço no teto com cobertura conversível. Clique AQUI para saber o valor do ônibus.
Quarta-feira: No dia 19, voltamos a falar sobre a insegurança que ronda o transporte público em Natal. Mostramos como os motoristas e cobradores estão aflitos com a crescente violência nos ônibus natalenses e que as medidas tomadas pelos órgãos de segurança e as empresas, como o “botão do pânico”, já não são tão eficazes. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, demos destaque para as festas juninas. Tão tradicionais aqui no Nordeste, as festividades em homenagem a três santos que são celebrados em junho, Santo Antônio, São João e São Pedro, um motorista de ônibus do Recife entrou no clima e caracterizou o veículo que dirige, trazendo o clima junino para a viagem dos passageiros que ele leva diariamente. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 20 de junho, mostramos o anúncio, feito pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, da anulação do reajuste da tarifa que vigorava desde o mês de maio. Com a medida, a tarifa volta a ser de R$ 2,20 a partir de amanhã (23). A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, trouxemos, na quinta-feira, a realidade de algumas cidades brasileiras que não cobram a tarifa do transporte público. O “passe livre” para todos, uma das reivindicações que levam os brasileiros para as ruas, é realidade em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Veja AQUI mais informações.
Sexta-feira: No dia 21, mostramos mais um protesto, organizado nas redes sociais, que aconteceu em Natal reivindicando a melhoria do transporte público na capital potiguar – mesmo após a revogação do aumento da tarifa, anunciada horas antes. Assim como na semana passada, a manifestação ocorreu em um ato nacional, com protestos registrados em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Confira o relato sobre o protesto clicando AQUI.
Em nível nacional, destacamos a medida tomada pela prefeitura de Salvador, que deve forçar uma grande renovação da frota da capital baiana. As empresas da cidade devem, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial, retirar os veículos mais velhos de circulação e substituí-los até 31 de outubro. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
Começando a semana, no domingo (16), o Especial UNIBUS RN mostrou uma galeria de fotos mostrando o primeiro ônibus com motorização Volkswagen a chegar a frota da Parnamirim Field, em 2012. O ensaio foi produzido logo após a chegada do veículo, na garagem da empresa, em Parnamirim. Clique AQUI e confira a matéria.
Na segunda (17), o Garagem.com trouxe um texto criativo onde era desconstruído o mito de que “ônibus é coisa para pobre”. Com interessantes comparações, mostramos o quanto é chique trafegar pela cidade a bordo de um ônibus. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta-feira, 12, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou a onda de protestos que tomaram conta do país – que tiveram origem nas manifestações ocorridas em Natal – e suas consequências no atendimento das reivindicações no que diz respeito ao transporte público. O texto pode ser lido clicando AQUI.
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.