Vendas de ônibus crescem 5% no primeiro semestre

O mercado de ônibus começou 2013 aquecido, com crescimento de 5,2% no primeiro semestre, para 15,5 mil chassis. A tradicional líder Mercedes-Benz, no entanto, reduziu sua participação no período em expressivos 10,5 pontos porcentuais e respondeu por 37,6% do total vendido, com 5,8 mil emplacamentos, queda de 17,8% sobre o volume licenciado entre janeiro a junho de 2012.
A retração beneficiou a MAN, segunda colocada no segmento, que ganhou 4,3 pontos de presença no mercado. A companhia alemã vendeu 4,6 mil caminhões, com alta de 22,8%. Parte desse avanço foi impulsionado pelo programa Caminho da Escola, que tem a empresa como principal fornecedora de veículos.
A Agrale se manteve na terceira colocação em vendas, com pouco mais de três mil unidades, volume 75,5% superior ao do ano passado. O aumento das vendas garantiu mais 7,9 pontos de participação, para 19,7%. A Volvo permaneceu na quarta posição, com 5,7% de presença no segmento de ônibus. A empresa vendeu 889 chassis no primeiro semestre, com retração de 6,1% sobre o resultado de um ano atrás.
Já a Scania subiu uma colocação e foi a quinta empresa que mais vendeu no País. Foram emplacadas 555 unidades da companhia, com leve queda de 0,5%, garantindo market share de 3,6%. A Iveco reduziu suas vendas em 8,3% entre janeiro e junho, para 541 ônibus. A empresa respondeu por 3,5% do mercado.
Fonte e imagem: Automotive Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.