Dia 7: As principais notícias entre 14 e 19 de julho

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.

Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.

Domingo: Começando a semana, no dia 14, destacamos a medida, tomada pela Prefeitura do Natal, para o início das obras de mais um lote de ruas que visam a melhoria da mobilidade urbana para a Copa de 2014. Além da melhoria de corredores viários, o projeto prevê a construção de 300 novas paradas de ônibus e a padronização de calçadas pela cidade. O texto completo pode ser lido AQUI.

Já o nosso destaque nacional se voltou para a ANTT. Uma decisão judicial obrigou a autarquia a divulgar, em um prazo de 10 dias, o edital para a licitação das linhas de transporte interestadual de passageiros. De acordo com a decisão da Justiça Federal, 2 mil linhas participarão do certame. Clique AQUI para conferir mais detalhes.

Segunda-feira: No dia 15, mostramos um paradoxo que está acontecendo em Natal quanto às obras para a Copa do Mundo. Enquanto o estádio Arena das Dunas tem suas obras quase concluídas, as obras de mobilidade urbana previstas ainda não saíram do papel. O texto completo pode ser lido AQUI.

Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, o levantamento da FENABRAVE que mostrou as vendas de veículos novos no primeiro semestre do ano no Brasil. Em relação aos ônibus, de acordo com a federação, o crescimento das vendas passou dos 5% nos seis primeiros meses de 2013. A matéria completa pode ser lida AQUI.

Terça-feira: No dia 16, voltamos a falar sobre o acidente da semana passada na Avenida Bernardo Vieira. De acordo com a Polícia Civil, o motorista do ônibus envolvido na colisão não deverá ser preso como o responsável pelo acidente e pela morte de um estudante que estava no ônibus. Confira a matéria clicando AQUI.

Em nível nacional, destacamos um levantamento, feito pelo jornal carioca O Globo, que mostrou os ramos de atuação dos empresários do transporte público no Rio de Janeiro. De acordo com o Jornal, existem grupos que controlam diversos setores do transporte e que revendem os veículos que circulam na cidade. Clique AQUI para saber mais informações.

Quarta-feira: No dia 17, mais um acidente envolvendo ônibus foi destaque no UNIBUS RN. Desta vez, a ocorrência foi registrada em Parnamirim, na BR 304, onde um ônibus da Viação Nordeste foi atingido por um caminhão e saiu da pista. De acordo com a PRF, 4 pessoas ficaram feridas. A matéria completa pode ser lida AQUI.

No cenário nacional, demos destaque para a capital da Bahia. Destacamos o anúncio, feito pelo Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), da implantação do Bilhete Único no transporte público da cidade. Com a medida, segundo o Prefeito, outras melhorias estão previstas na capital baiana. Veja AQUI a matéria completa.

Quinta-feira: No dia 18, mostramos o anúncio de mais um protesto, organizado nas redes sociais, que reivindica a melhoria do transporte público. A manifestação ocorreu ontem em Natal e passou por algumas das principais vias da cidade, chegando à Câmara Municipal. Mais informações podem ser vistas clicando AQUI.

No cenário nacional, trouxemos, na quinta-feira, o anúncio, feito pela CBTU, de um concurso público para a autarquia que administra o transporte ferroviário em várias cidades brasileiras. Com vagas para Natal, o certame vai abrir 525 vagas e se torna uma excelente oportunidade para os concurseiros de plantão. Veja AQUI mais informações.

Sexta-feira: No dia 19, voltamos a falar sobre as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 em Natal. Desta vez, mostramos o anúncio, por parte do Prefeito da capital, Carlos Eduardo Alves (PDT), da redução das desapropriações nos locais por onde as obras vão passar. Em vez de 400 imóveis, somente 5 deverão dar lugar aos novos corredores da cidade. A matéria completa pode ser lida AQUI.

Em nível nacional, destacamos a medida tomada por um Procurador da Justiça do Trabalho, divulgada pelo TRT da 10ª Região, que vai investigar o cumprimento da Lei que prevê o descanso de motoristas de ônibus em viagens interestaduais. Segundo o procurador, a ANTT não estaria fiscalizando corretamente a medida. Veja AQUI mais informações.

Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.

Começando a semana, no domingo (14), o Especial UNIBUS RN mostrou as novas aquisições das empresas Via Sul e Cidade do Natal. A segunda foi a responsável por trazer para Natal, pela primeira vez, veículos com padrão Euro V, com novas normas ambientais. Clique AQUI e confira a matéria.

Na segunda (15), o Garagem.com trouxe, na sua atualização, uma análise sobre o excesso de confiança dos motoristas de ônibus mais experientes para conduzir os veículos. Esse, talvez, foi um fator determinante para o acidente envolvendo um ônibus e um trem na Av. Bernardo Vieira no último dia 10. O texto completo pode ser lido AQUI.

Na quarta-feira (17), o Especial UNIBUS RN teve mais uma atualização. Desta vez, a coluna mostrou o histórico do ônibus envolvido no acidente que chamou a atenção da opinião pública na semana passada. O veículo, pertencente a Reunidas, estava na sua segunda escalação de linha desde a sua chegada, em 2010. Clique AQUI e confira a matéria.

Já na sexta-feira, 19, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou a incrível coincidência nos últimos acidentes envolvendo ônibus. Em uma semana, quatro ocorrências foram registradas envolvendo veículos de transporte de passageiros em Natal e no interior. O texto pode ser lido clicando AQUI.

Esclarecimento: Nesta edição do “Dia 7”, aproveitamos para pedir desculpas a você, caro leitor, pela não veiculação desta coluna nas duas semanas anteriores. Devido a problemas técnicos, os resumos das primeiras semanas de julho não foram postados aqui no UNIBUS RN. Lamentamos o inconveniente, mas a coluna está de volta!

Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.