Dia 7: As principais notícias entre 04 e 09 de agosto

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando a semana, no dia 04, destacamos uma nova tentativa, gerenciada pela Prefeitura do Natal, de implantar o sistema BRT na capital potiguar. Enquanto representantes da SEMOB estavam em Brasília buscando recursos para o projeto, outros se reuniam com o Governo do Estado em busca de garantias de obras de infraestrutura nas principais vias. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para uma novidade inovadora. Uma bandeira de cartão de crédito está implantando, na grande São Paulo, um bilhete pré-pago no transporte público que poderá ter seu uso também vinculado ao sistema de cartão de crédito. Clique AQUI para conferir mais detalhes.
Segunda-feira: No dia 05, mostramos um grande protesto, promovido por motoristas e cobradores de ônibus, contra a insegurança que reina no transporte público de Natal. Por 7 horas, a capital potiguar ficou completamente travada, com metade da frota natalense parada em frente ao Centro Administrativo no maior ato do protesto. O texto completo pode ser lido AQUI.
Em nível nacional, destacamos a medida tomada pela Prefeitura de São Luís que visa melhorar a qualidade do transporte público na capital maranhense. De acordo com o executivo local, o Sindicato das Empresas de Transporte da cidade será convocado a renovar pelo menos 40% da frota. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 06, voltamos a falar sobre o acidente entre um ônibus e um trem na Avenida Bernardo Vieira. De acordo com a Polícia Civil, o motorista do ônibus envolvido na colisão foi indiciado por homicídio doloso, por ter assumido o risco de matar quando atravessou a linha férrea com o trem em movimento, lesão corporal e negligência. Confira a matéria clicando AQUI.
Em nível nacional, destacamos um levantamento, feito pela FETRONOR, sobre os incentivos fiscais para o transporte individual no Brasil. De acordo com a Federação, tais medidas econômicas prejudicam os investimentos no transporte público, piorando a qualidade do serviço. Clique AQUI para saber mais informações.
Quarta-feira: No dia 07, mostramos a situação do transporte opcional em Natal. Funcionando precariamente desde a implantação da bilhetagem eletrônica, em 2007, os permissionários fizeram recentemente manifestações na cidade pedindo a unificação da bilhetagem com os opcionais. Tal mobilização expôs a divisão entre os próprios operadores, com dois sindicatos representando a categoria. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, demos destaque para uma pesquisa divulgada pela NTU sobre o transporte particular no Brasil. De acordo com os dados, em 20 anos, 65% dos brasileiros deverão passar a usar o transporte particular para se locomover nas cidades. Tal mudança está diminuindo o uso do transporte público no Brasil. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 08, a capital do Oeste foi destaque no UNIBUS RN. Mostrando uma situação semelhante a de Natal, Mossoró também está tendo um crescente número de assaltos nos ônibus que circulam na cidade. A insegurança é tão grande que algumas linhas tiveram o trajeto reduzido. Mais informações podem ser vistas clicando AQUI.
No cenário internacional, trouxemos, na quinta-feira, o anúncio, feito pela Mercedes-Benz, da venda de mais de 100 chassis de ônibus para empresas da África do Sul. As estruturas serão produzidas no Brasil e irão circular no sistema BRT de Johanesburgo, principal cidade do país. Veja AQUI mais informações.
Sexta-feira: No dia 09, mostramos um ato de grande risco e de muita coragem. Cansado da insegurança no transporte público natalense, um motorista rendeu o ladrão que iria assaltar o ônibus que ele dirigia e o prendeu no ônibus até a chegada da polícia. O caso aconteceu no bairro de Mãe Luíza. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Em nível nacional, destacamos o anúncio, por parte da Marcopolo, da criação de um aplicativo compatível com várias marcas de Smartphones para auxiliar os empresários na pós-venda dos ônibus da montadora gaúcha. O aplicativo, que é gratuito, está disponível no site da Marcopolo. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
Começando a semana, no domingo (04), a coluna Retrô mostrou, em parceria com o portal Ônibus Paraibanos, todos os ônibus reestilizados que a Itapemirim mantém em circulação, comemorando os 60 anos de atividades da empresa e relembrando outros antigos ônibus que já circularam na companhia capixaba. Clique AQUI e confira a matéria.
Na segunda (05), o Garagem.com trouxe, na sua atualização, a situação caótica de algumas vias importantes de Natal. Com destaque para a Avenida Bernardo Vieira, o texto trata do desconforto que o passageiro de um carro ou do ônibus enfrenta ao passar por uma via esburacada. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta-feira, 09, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna voltou a abordar a insegurança que está reinando no transporte público de Natal, que motivou um mega protesto dos rodoviários na última segunda-feira em frente ao Centro Administrativo, em Lagoa Nova. O texto pode ser lido clicando AQUI.
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.