Dia 7: As principais notícias entre 17 e 22 de Novembro

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando a semana, no dia 17, mostramos a alteração, feita pela SEMOB das plataformas de embarque de algumas linhas no Terminal de Integração do Soledade I, o maior da Zona Norte de Natal. Confira a matéria clicando AQUI.
Fora do RN, voltamos a falar da licitação do transporte rodoviário interestadual, promovida pela ANTT. A autarquia promoveu nesta semana uma audiência pública sobre o certame, que contou com a participação da sociedade, enviando sugestões para o edital no site da Agência. Clique AQUI para conferir mais detalhes.
Segunda-feira: No dia 18, voltamos a falar do polêmico projeto do Passe Livre em Natal. Desta vez, demos destaque para um levantamento, feito por um jornal local, que não encontrou nenhum projeto semelhante na Rede Federal de ensino e na Assembleia Legislativa. Assim, quem é estudante de escolas estaduais e federais não teria direito ao benefício. Mais informações podem ser vistas clicando AQUI.
Em nível nacional, abordamos o grande suspense e o enorme volume de informações que circulam sobre a reestilização do principal modelo de ônibus urbano atualmente no Brasil. Circulam informações de que, em breve, o modelo Torino, da Marcopolo, ganhará uma nova versão. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 19, a capital do Oeste foi destaque no UNIBUS RN. Enquanto passava por Mossoró, um ônibus da Nordeste, que fazia a linha Fortaleza / João Pessoa, acabou pegando fogo em plena BR 304. O veículo ficou completamente destruído. Confira a matéria clicando AQUI.
Nacionalmente, falamos de uma Lei, implantada em Fortaleza, que prevê modificações na gratuidade concedida para crianças com menos de 7 anos. A partir de agora, elas deverão ganhar um cartão do Bilhete Único municipal, usado na bilhetagem eletrônica, para que se acabe com a cultura de os pequenos passarem por baixo da catraca dos veículos. Clique AQUI para saber mais informações. (http://bit.ly/1aQ9mzX)
Quarta-feira: No dia 20, mostramos a iniciativa da SEMOB em testar faixas exclusivas para ônibus em algumas das principais avenidas da cidade. As beneficiadas com esse teste, até o momento, são as Avenidas Bernardo Vieira e Cel. Estevam – porém, segundo a Secretaria, outras vias de grande movimento receberão os testes. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, continuamos a falar sobre as faixas exclusivas para ônibus. Mostramos uma pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mostrou que dois em cada três brasileiros aprova a inclusão dessas faixas nas grandes cidades. Em locais com mais de 100 mil habitantes, ainda há mais gente que defenda tal equipamento. Veja AQUI mais informações.
Quinta-feira: No dia 21, feriado em Natal, mostramos a aprovação de alguns projetos, na Câmara Municipal, que visam melhorar a mobilidade urbana de Natal. Um dos projetos aprovados prevê a exigência de um relatório que mostre o impacto no trânsito urbano das novas construções. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, mostramos a entrega de mais 30 ônibus novos em Aracaju. Os veículos são do Consórcio Atalaia, que reúne várias empresas, sobretudo pernambucanas, que está operando na capital de Sergipe e está renovando a frota da cidade. Veja AQUI a matéria completa.
Sexta-feira: No dia 22, voltamos a falar sobre o projeto que institui o Passe Livre estudantil em Natal. Desta vez, mostramos a análise das emendas aprovadas junto com o projeto enviado pela Prefeitura aprovado pelos vereadores. De acordo com a Procuradoria do Município, algumas das emendas devem ser vetadas. O texto completo pode ser lido AQUI.
Em nível nacional, falamos sobre economia. Destacamos a divulgação de dados, feita pela FABUS (associação que reúne fabricantes de ônibus), que mostram que pode haver uma queda, de cerca de 20%, nos últimos três meses de 2013. O crescimento registrado até setembro, de acordo com a associação, pode estar comprometido. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
No dia 18, o Garagem.com trouxe, na sua atualização, um excelente relato de quem tem mais idade e precisa utilizar o transporte público em Natal. Com muitos percalços, os idosos conseguem, ainda, usar o ônibus na nossa cidade. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta, 22, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou o incêndio que destruiu um ônibus da Nordeste, nesta semana, falando das incertezas e da apreensão que podem pairar sobre os passageiros das linhas atendidas pela tradicional empresa. O texto pode ser lido clicando AQUI.
E, começando a semana, no domingo (17), divulgamos mais um encontro de busólogos que o UNIBUS RN faz parte da organização. Sendo realizado no dia 14 de dezembro, o Encontrão de Fim de Ano promete ser o maior já organizado no Rio Grande do Norte. As informações sobre o evento podem ser vistas clicando AQUI.
Por Andreivny Ferreira
Compartilhe esta matéria

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *