Garagem.com: Alves ou Faria? Como pode ser o futuro do transporte no RN

O transporte público sempre esteve intimamente ligado a política, o que é natural haja vista que o setor – ao menos no Rio Grande do Norte – funciona a base de concessões. Também, as políticas para o transporte afetam o dia a dia de quem faz e de quem usa o transporte. Às vésperas de uma eleição para governador, o que podemos esperar de cada candidato?

Na disputa ao governo do estado estão Henrique Alves e Robinson Faria, PMDB e PSD, respectivamente. Ambos defendem o investimento em infraestrutura, integração e atenção especial à Grande Natal. Além disso, falam em projetos de longo prazo para os modais ferroviário e marítimo.

Propostas à parte, o futuro governador do Rio Grande do Norte encontrará um cenário caótico no tocante aos transportes: transporte irregular de passageiros, DER-RN estagnado e praticamente falido, falta de comunicação entre sistemas, malha ferroviária clamando por investimentos, bem como falta de políticas de integração entre as regiões do estado.

Vale frisar que o transporte clandestino, ao menos como é hoje, é um grave problema, pois tem levado algumas empresas de ônibus à bancarrota e tem colocado a vida de passageiros em perigo, afinal o transporte clandestino, como o nome já denuncia, não trabalha com regras.

Há inclusive um rumor de que o candidato do PSD tem disposição para regularizar os “loteiros”, o que gera uma série de incertezas sobre o futuro, afinal de contas, onde eles se encaixariam dentro de um sistema de transportes? Estariam, afinal, dispostos a trabalharem submetidos a regras e fiscalização? Há de se pensar sobre isso.

Para os potiguares, resta a esperança de que o futuro governador possa mudar o caminho pelo qual o transporte segue no RN: o da estagnação seguida do colapso. Aguardemos, pois, a abertura das urnas.

Novidades: A partir da semana que vem, o UNIBUS RN terá modificações em seu conteúdo, que incluem nosso espaço semanal. Detalharemos tudo a partir do dia 26. Aguardem!

Especial UNIBUS RN: Já amanhã, 21, será publicada mais uma edição do “Especial UNIBUS RN” com as novidades de frota nordestinas em setembro. Infelizmente, devido a problemas com as imagens que serão mostradas na matéria, não pudemos publicá-las antes. Mas, não se preocupe que o atraso é pontual, uma vez que as novidades de outubro já estão a caminho.

Por Rossano Varela
rossano@unibusrn.com / rossano.varela@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.