Carnatal: Mudanças no trânsito e transporte, e operações extras de linhas opcionais

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), informa que haverá alterações no trânsito no entorno da Arena das Dunas a partir de quinta-feira (13) até o domingo (16) por causa do Carnatal.
Ilustração/UNIBUS RN

Durante o evento, será fechada a Av. Lima e Silva, no trecho entre o Viaduto Estaiado e a BR-101 Sul, apenas no sentido BR-101. Também será fechada a Av. Romualdo Galvão a partir da Av. Miguel Castro. Na quinta-feira e sexta-feira, a interdição começa às 16h. Já no sábado e domingo, começa às 15h.
Como rotas alternativas, o motorista que costuma utilizar a Av. Lima e Silva para chegar a BR-101 pode entrar na Av. Miguel Castro, Rua São José, Av. Amintas Barros e depois na Av. Sen. Salgado Filho, de onde acessa a rodovia federal. Já o motorista que a utiliza a via para acessar a Av. Prudente de Morais, pode entrar no Túnel da UFRN, Marginal da BR-101 (sent. Parnamirim), Rua Ataulfo Alves e na Rua Bento Gonçalves, onde chega a Av. Prudente de Morais.
Já para quem costuma utilizar a Av. Romualdo Galvão para chegar a BR-101 pode entrar na Av. Miguel Castro, depois na Av. Prudente de Morais e Av. Amintas Barros, onde chega a Av. Sen. Salgado Filho e segue para a rodovia federal. Já quem costuma acessar a Av. Romualdo Galvão a partir do Viaduto do 4º Centenário, deve seguir para o Túnel da UFRN, Marginal da BR-101 (sent. Parnamirim) e entrar na Rua Ataulfo Alves, Rua Bento Gonçalves, Av. Prudente de Morais e na Av. Amintas Barros, acessando a Av. Romualdo Galvão.
DESVIO DO TRANSPORTE PÚBLICO
Devido os bloqueios, sete linhas de ônibus que circulam na região vão mudar de itinerário.
Segundo a STTU, a linha 08 (Redinha/Mirassol, via Av. Cap.-Mor Gouveia) muda de itinerário apenas no sentido Mirassol a partir da Av. Amintas Barros, deixando de entrar na Av. Prudente de Morais e seguindo direto na Av. Amintas Barros até a Av. Sen. Salgado Filho, onde acessa a BR-101 Sul e segue seu itinerário normal.
Já linha 31 (Felipe Camarão/Pirangi, via Campus/Candelária) muda de itinerário apenas no sentido Pirangi a partir da Av. Cap.-Mor Gouveia, entrando na Rua São José, Rua Raimundo Chaves, Marginal da BR-101, Túnel da UFRN, Marginal da BR-101, Anel Viário da UFRN e segue seu itinerário normal.
Por sua vez, as linhas 33 (Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais) e 44 (Rocas/Cidade Satélite) vão mudar apenas no sentido Cidade Satélite a partir da Av. Prudente de Morais, entrando na Av. Miguel Castro, Rua São José, Av. Amintas Barros, Av. Sen. Salgado Filho e chega a BR-101 Sul, de onde segue normalmente.
As linhas 33A (Planalto/Praia do Meio, via Av. Hermes da Fonseca) e 39 (Cidade Nova/Ribeira) mudam de itinerário apenas no sentido Petrópolis a partir da Av. Prudente de Morais, entrando na Av. Amintas Barros e chegando a Av. Sen. Salgado Filho, de onde seguem normalmente.
Por fim, a linha 599 (Leningrado/Guarapes/Mirassol, via Av. Cap.-Mor Gouveia) muda de itinerário apenas no sentido Mirassol a partir da Av. Cap.-Mor Gouveia, entrando na Rua São José, Rua Raimundo Chaves e chega a Marginal da BR-101, da onde segue normalmente.
Opcionais terão operações extras
A STTU também informa que parte do sistema de linhas opcionais terão operações extras entre a quinta-feira (13) até o domingo (16). Além do Carnatal, também haverá atendimento ao Halleluya, evento gospel que é realizado ao mesmo tempo do carnaval fora de época, no Anfiteatro do Campus.

Segundo a Secretaria, todas as linhas do sistema opcional poderão trafegar no entorno dos eventos Carnatal e Halleluya no período das 20h às 3h. Os veículos deverão obedecer ao itinerário das linhas que operam via Shopping/Mirassol.
Já as linhas que partem da zona norte em direção a zona sul, deverão, obrigatoriamente seguir o desvio determinado pela STTU, operando pela Rua Romualdo Galvão/Rua Miguel Castro/Av. Prudente de Morais/Av. Amintas Barros/Av. Senador Salgado Filho, seguindo itinerário normal da linha.
Para contribuir com as operações extras, os alternativos terão ponto de estocagem. Os veículos ficarão no terminal da linha 588 (Circular – Campus), localizado na Av. Passeio das Rosas, no conjunto Mirassol.
Ainda de acordo com a Secretaria, até esta quarta-feira, 12, sete linhas opcionais solicitaram à STTU operar durante o Carnatal e o Halleluya. Todas elas fazem o trajeto zona norte/zona sul:
L-301: Parque das Dunas/Mirassol, Shopping
L-302: Parque das Dunas/Centro, Alecrim
Linhas do Parque dos Coqueiros:
L-303: Parque dos Coqueiros/Centro, Alecrim
L-304: Parque dos Coqueiros/Mirassol, Shopping
Linha de Nova Natal:
L-308: José Sarney/Mirassol
Linhas da Redinha:
L-309: Redinha/Centro
L-310: Redinha/Shopping, Mirassol
A STTU não informou se haverá operações extras pelos ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.