Ônibus totalmente elétrico é testado em Salvador

Um teste de um ônibus totalmente elétrico está realizando uma fase de testes em Salvador. O ônibus da empresa chinesa BYD tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados. Inteiramente elétrico, não emite qualquer tipo de poluição. Para o secretário Fábio Mota, a sustentabilidade do equipamento é o ponto a se destacar. “O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente”, diz.
Foto: Divulgação/Correio da Bahia
São dois motores no veículo, freio ABS e potência de 400CV, que permite rodar 250 km com a bateria completa. A recarga leva 4h. O sistema de carregamento é feito em uma central de abastecimento que pode ser instalada nas garagens. O veículo fica ligado a uma tomada até que o processo seja concluído. “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. A gente precisa garantir que o ônibus elétrico tenha as mesmas condições que tem um ônibus a diesel”, explica o secretário.
O ônibus também tem 100% de suspensão pneumática, o que permite maior conforto ao passageiro, com o sistema de ajoelhametno com piso baixo e ausência de degraus. Com um botão sendo acionado, o veículo se inclina para o lado direito, com uma prancha deslizando para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com problema de mobilidade. Apesar dos testes, a prefeitura não informou se estuda adquirir algum ônibus do tipo, e quando, para rodar em Salvador.
Correio da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.