Mais renovação de frota para empresas de Natal

As empresas de ônibus de Natal seguem recebendo veículos para renovação de suas frotas. As opções de compra das empresas, porém, são de veículos seminovos, já utilizados em outros estados. Nas últimas semanas, foram flagrados veículos para as empresas Guanabara, Conceição e Reunidas.
O maior destaque fica por conta da empresa Nossa Senhora da Conceição. Veículos que pertenceram a empresa Globo, operadora de linhas na região metropolitana de Recife, receberam o padrão de pintura da Conceição e foram flagrados a caminho de Natal, apesar de ainda não haver a confirmação se os ônibus são realmente para a empresa. Atualmente, a Conceição tem a frota mais antiga de Natal, contando até mesmo com um ônibus fabricado em 2003, que tem 16 anos de uso. A renovação, mesmo com veículos usados, vai contribuir para diminuir a idade média da frota da empresa.
Os ônibus são do modelo Svelto, fabricados no ano de 2011, e contam com chassi Mercedes-Benz OF 1722.
 
Até o final do ano passado, a maior parte das ações da empresa Conceição pertencia as empresas Itamaracá e Cidade Alta, ambas de Pernambuco, e que também detém, na grande Natal, as empresas Trampolim da Vitória e Litorânea – responsáveis por linhas metropolitanas. Porém, o negócio entre as empresas foi desfeito em 2018, e a Conceição agora pertence aos antigos proprietários. Desde então, a empresa está realizando uma série de ações para reduzir custos e viabilizar suas operações, como por exemplo a reforma dos articulados, reativação das operações com microônibus, unificação de linhas e prioridade para a retirada dos veículos que mais consomem combustível de sua frota.
Apesar da mudança na sociedade, a frota dos veículos repassados pelas empresas pernambucanas para a Conceição nos anos em que estiveram juntas na mesma sociedade permanecem na viação potiguar. A empresa conta com mais de 100 veículos, parte deles usados da Itamaracá e Cidade Alta, além de 10 ônibus comprados pela sociedade zero quilômetro em 2012 – os mais novos da empresa. Caso os Sveltos sejam realmente para a Conceição, é a primeira renovação da empresa após o novo período ao final do acordo com a Itamaracá e Cidade Alta.
Ex-Pernambuco também na Guanabara
Já a maior empresa de ônibus do estado, a Transportes Guanabara, segue recebendo uma renovação que, aparentemente, se tornou um padrão em todos os últimos anos da empresa: veículos vindos de Pernambuco, das empresas Metropolitana e Caxangá, que são proprietárias da Guanabara. Semelhante aos últimos anos, a Guanabara recebe ônibus do modelo Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1722.
 
Unidades dos veículos também foram flagradas na última semana saindo de Pernambuco em direção a Natal. Um dos ônibus, inclusive, fotografado dentro da capital potiguar, provavelmente em direção a garagem da empresa, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, na zona norte, onde a empresa detém a maioria de suas linhas.
A vinda dos veículos já era prevista, e foi anunciada no Encontrão de Final de Ano, evento que reuniu admiradores de ônibus em uma visita a empresa, em dezembro de 2018. No evento, foi anunciado, inclusive, que os ônibus iriam substituir os veículo do modelo Apache VIP II, da Induscar CAIO, devido o maior consumo de combustível deste modelo, e a praticidade de almoxarifado na manutenção da empresa, que passaria a contar com mais veículos da fabricante Marcopolo em sua frota.
Mais um ex-BH na Reunidas
Já a empresa Reunidas recebeu mais um ônibus vindo de Minas Gerais. Trata-se de um Torino, fabricado em 2010, e com chassi Mercedes-Benz OF 1722. A empresa e o grupo que é proprietário da Reunidas têm trazido dezenas de unidades do modelo. Este ano, tanto a Reunidas quanto a Santa Maria já receberam outros Torinos vindos de Belo Horizonte.
 
O novo ônibus recebeu a numeração 0819, e tem configuração semelhante aos veículos que já estão na frota da Reunidas.

Administração UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *