Cidade da Polônia terá ônibus elétricos movidos a energia solar

A cidade de Lodz, a terceira maior da Polônia e importante centro industrial, está modernizando sua frota do transporte público com novos ônibus movidos a energia solar. O governo local adquiriu 49 ônibus do modelo Solaris Urbino, com piso baixo, ar-condicionado e leitor eletrônico de bilhetes, que nas próximas semanas já estarão circulando pelas ruas da cidade. 
Cidade da Polônia adota novos ônibus Solaris Urbino. Foto: Powel Lacheta
Os novos veículos são parte do esforço do país em migrar para um sistema de transporte mais sustentável, com uso de energias renováveis. Até o momento, metade da frota sustentável já foi entregue, sendo que o restante é esperado para entrar em operação até 3 de junho.
São ônibus modelo articulados, para até 135 passageiros, e também veículos convencionais, com capacidade para transportar 85 pessoas. Os painéis fotovoltaicos instalados no teto dos veículos alimentam todos os dispositivos de eletricidade, inclusive os leitores de bilhetes.
A entrada dos novos veículos na cidade faz parte de um contrato de dez anos firmado entre a prefeitura e a empresa Solaris.
Mobilize Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.