Despoluir, da Fetronor, comemora índices e planeja ações

26 mil aferições entre janeiro e agosto de 2019 e aprovação de 99,5% nos veículos vistoriados. Os índices atingidos pela equipe do Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) foram divulgados em reunião realizada na última terça-feira (22), na sede da Federação, em Natal, com os coordenadores e técnicos do programa que atuam nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Adicionar legenda
O superintendente da Fetronor, Fernando Cabral, comemora os resultados obtidos, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido no programa, e a dedicação das empresas na responsabilidade socioambiental: “Os resultado são ótimos, pois mostra o empenho da equipe do Despoluir e o compromisso das empresas com o meio ambiente”, comentou Fernando.
As aferições realizadas avaliam o nível de emissão de gases poluentes pelos veículos. Os que são aprovados recebem um selo. Os que não atingem o nível exigido (que é a minoria) são orientados pelos técnicos a reparar o defeito que está gerando maior emissão de fumaça.
Criado em 2007 pelo Sest Senat e CNT, o Despoluir, ao longo de 12 anos, vem se firmando como o maior programa ambiental empresarial em curso no Brasil. O programa atua junto a mais de 50 mil transportadores (empresas e autônomos). Em pouco mais de uma década, o Despoluir proporcionou cerca de 2,6 milhões de avaliações veiculares, com reflexo direto na qualidade do ar que respiramos.
O programa tem o propósito de promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental, e busca ser a principal iniciativa para contribuição do desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil.
No que depender da Fetronor – entidade representativa da classe empresarial do transporte de passageiros por ônibus para os estados de PB, PE e RN – as empresas de ônibus dos três estados da região nordeste tendem a atingir o objetivo do programa, contribuindo com os esforços mundiais que visam à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
Para isso, durante a reunião com os técnicos, a Federação também planejou ações futuras, que vão nortear a melhoria das atividades desenvolvidas pelo Despoluir. Entre as pautas, esteve a aplicação do novo formulário em 2020 para auxiliar as empresas nos quesitos ambientais, e a participação das equipes no Encontro Técnico Nacional do Despoluir em Brasília, que neste ano acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.