Acontece hoje o 8º Encontrão de Fim de Ano

É hoje! O grande dia, finalmente, chegou! A partir das 8h, terá início a programação do 8º Encontrão de Fim de Ano, evento promovido pelo portal Natal Buss que conta com apoio de diversos parceiros, e reúne centenas de busólogos – admiradores e estudiosos do tema ônibus, transporte e mobilidade urbana. Neste ano, o evento contou com 200 inscritos de diversos estados do Brasil, que terão programação na Rodoviária de Natal, garagens de empresas de ônibus locais e também na Arena das Dunas, estádio construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
A expectativa é grande para todos: participantes, empresas e apoiadores do evento. O Portal UNIBUS RN está entre os participantes do evento, e conversou com busólogos que vão participar do encontro, e também com representantes das empresas que vão estar presentes na 8ª edição do Encontrão de Fim de Ano.
Bruno Henrique, busólogo de Caruaru, em Pernambuco, é um dos inscritos de estados de fora que está em Natal para participar do evento. Segundo ele, a expectativa para o encontro é boa, e aumenta por ser sua primeira participação no Encontrão de Fim de Ano: “Será uma honra participar desse grandioso evento que acontece em Natal. A turma da organização se esforça bastante, e não pude deixar de participar. Além disso, estou com uma turma de Caruaru que também vai participar”, disse.
Bruno Henrique, de Caruaru (PE) – Foto: Arquivo pessoal
Ainda segundo Bruno, o hobby da busologia o fez conhecer novos amigos. Ele considera importante o debate sobre o transporte, e acredita que o evento também contribui para novos conhecimentos sobre o transporte local e nacional.
Pensamento semelhante ao de Bruno é compartilhado por Michael Pontes, de Santa Cruz, localizado na região Trairi, no interior do Rio Grande do Norte. Para ele, que participa há anos do evento, as expectativas são sempre as melhores possíveis: “Além das visitas às garagens, a gente acaba sabendo de novidades exclusivas das empresas, tendências do transporte, além de ser um momento de congratulações entre todos os busólogos que ao final do ano vêm até Natal, conhecer mais nosso transporte, nossas empresas, e fazer esse grande momento de reunião da busologia”, afirma.
E não só os busólogos que têm a boa expectativa para o evento. As empresas participantes também dão um grande apoio ao encontro. Na avaliação de Juliana Costa, diretora de planejamento estratégico e administrativa da Viação Cidade das Dunas – uma das empresas participantes do encontro – o dia será especial para os participantes: “Os busólogos visitarão empresas de ônibus, tanto a Nordeste, de viagens intermunicipais, como a Transportes Cidade do Natal e as demais de nossa capital, que fazem as linhas urbanas. Como representante da Cidade do Natal, espero que todos se sintam à vontade e tirem muitas fotos”, afirmou.
Empresa Cidade do Natal na edição do Encontrão em 2013
Juliana também falou da intensa programação do evento neste ano: “Será um dia dedicado ao busólogo para que este saiba o que acontece nos bastidores de uma empresa de transporte, além de poderem se deliciarem com a paixão pelos ônibus. À tarde haverá as exposições dos ônibus, que contarão com um ônibus da Cidade do Natal, um da Cidade das Dunas, além das empresas Guanabara, Santa Maria, Reunidas, Conceição, Via Sul”, disse.
Segundo ela, as empresas de ônibus de Natal têm oferecido um importante apoio ao hobby da busologia em Natal, contribuindo com a realização do Encontrão de Fim de Ano: “Os busólogos são uma categoria muito apreciada pelo Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal), são aficcionados por ônibus, chassis, carrocerias; sabem de informações das chegadas dos carros novos antes mesmo das próprias empresas, já que eles também se comunicam com busológos de outras regiões afora”, afirmou.
Mesmo quem mora em Natal e vai participar do encontro, também tem boas expectativas. É o caso de Renato Hudson Valdevino, que iniciou a fotografia de ônibus em meados de 2006, e ajudou a fundar fóruns de discussões na internet, ainda naquele ano. Ele vai participar do Encontrão de Fim de Ano, e espera saber as novidades das empresas e discutir temas relacionados ao transporte público: “Você fica naquela ansiedade para saber o que vem de novo… É um evento que todos os anos nos surpreende. Espero que seja assim mais uma vez”, disse.
A 8ª edição do Encontrão de Fim de Ano acontece hoje, a partir das 8h. Ao longo desta semana, o Portal UNIBUS RN, um dos apoiadores do projeto, publicou matérias especiais sobre o evento. Amanhã, na edição de domingo, você também vai contar com uma matéria especial sobre o encontro.
O Portal UNIBUS RN vai participar do evento, com o sorteio de uma miniatura da Viação Nordeste,  fabricada em parceria com a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.