Fetronor entrega o Diagnóstico Socioambiental para empresas do RN

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) realizou nesta segunda-feira (9) a entrega do Diagnóstico Socioambiental 2019 às empresas de transportes do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no restaurante Sal e Brasa, em Natal, e contou com a presença dos representantes das 12 empresas participantes do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.
Foto: Divulgação/FETRONOR
O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, começou a entrega dos relatórios agradecendo a participação das empresas. “Em primeiro lugar quero agradecer as empresas que aderiram a esse projeto e abriram as portas de suas garagens para a equipe de consultoria TMP e também registrar que o relatório apontou a evolução das empresas na preocupação em adequar-se as normas do meio ambiente, pois hoje temos quase 100% de participação no Rio Grande do Norte registradas no período de 2017 e 2018”, comentou.
De acordo com Eudo, a iniciativa do Diagnóstico Socioambiental também visa antecipar-se as leis vigentes de adequação ambiental, tão cobradas pelo Ministério Público do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Norte. “É importante destacar que as empresas que aderiram ao projeto estarão se antecipando a um eventual problema com o Ministério Público do Meio Ambiente, a exemplo do que aconteceu com os postos de gasolina de Natal quando foram autuados e obrigados a realizarem adequações em suas instalações e sistema operacional”, alertou.
Os representantes das empresas presentes ao evento reconheceram a importância da entrega do Diagnóstico Socioambiental. “Devido ao atual momento do Brasil, as empresas estão mais preocupadas em sobreviver, mas com esse relatório individual em mãos teremos condições de evoluir, aumentar, acelerar e aprimorar as ações ambientais que estão sendo desenvolvidas. Parabéns pela iniciativa da Fetronor, que juntamente com a CNT e Sest Senat, vem fazendo um importante trabalho de responsabilidade socioambiental”, disse Augusto Costa, da empresa Cidade das Dunas.
O gerente de manutenção da empresa Guanabara, Marcos José, também elogiou o Diagnóstico Ambiental entregue pela Fetronor. “A entrega desse relatório mostra o quanto a federação está preocupada em colaborar com as empresas. Hoje a Guanabara vem trabalhando e investindo muito nas adequações ambientais, o nosso posto de combustível já está dentro das normas, o piso da lavagem é o adequado, assim como o destino dos resíduos de lixo, óleo, peças e lâmpadas. Agora, o nosso próximo passo será a implantação do sistema de captação e reuso de água”, revelou.
Também participaram do evento o superintendente da Fetronor, Fernando Cabral, o supervisor do Conselho Regional Nordeste II, Marcelo Barros, a coordenadora do Despoluir, Rosilea Leite, a equipe da consultoria TMP Ambiental, responsável pela pesquisa do Diagnóstico Ambiental, além dos representantes das unidades do Sest Senat de Natal, João Câmara e Mossoró.
As empresas que receberam o Diagnóstico Socioambiental
– Frete Tur/Barros
– Expresso Cabral
– Via Sul/Transflor
– Rio Grandense/Campos
– Empresa Alves
– Nossa Senhora da Conceição
– Guanabara
– Jardinense
– Cidade do Sol
– Viação Nordeste
– Cidade do Natal/Viação Cidade das Dunas
– Trampolim da Vitória
FETRONOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.