Bogotá conhece seu primeiro ônibus elétrico

Foi apresentado no último mês de dezembro, na capital colombiana Bogotá, o primeiro ônibus elétrico, de um total de 483 unidades que começarão a rodar no sistema de transporte urbano local. O veículo tem o chassi da marca chinesa Yutong e a carroçaria da marca Busscar de Colômbia e será operado pela empresa Este Es Mi Bus. “Com este ônibus estamos melhorando as condições de vida dos cidadãos. Estamos em conformidade com a cidade e este é apenas o começo de uma grande transformação”, afirmou Roberto Gálvez, presidente da Busscar.
O primeiro ônibus foi desenvolvido em parceria com a encarroçadora colombiana Busscar e a fabricante chinesa Yutong
De acordo com o prefeito Enrique Peñalosa, a apresentação do novo ônibus representa  um esforço para livrar Bogotá dos problemas da poluição veicular. “Hoje damos esse primeiro grande passo para tornar Bogotá a cidade com a maior frota de ônibus elétricos da América Latina, fato que trará melhorias radicais para os cidadãos na prestação do serviço e no cuidado com o meio ambiente, porque serão veículo com nenhum tipo de emissão”, afirmou o prefeito.
Ônibus é equipado com quatro câmeras de segurança, conexão de internet via Wi-Fi, portas USB e ainda com o sistema de segurança conectado com o Centro de Controle Operacional
A futura frota de ônibus elétrico será composta por 379 veículos, que foram selecionados em novembro passado por meio de um processo de licitaçãp pública e outras 104 unidades sujeitas a adições contratuais com concessionárias da Fase III, totalizando 483 ônibus elétricos com emissão zero no componente Zonal.
Imagens – Divulgação
Revista AutoBus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.