Belo Horizonte vai testar ônibus elétrico

Belo Horizonte vai testar ônibus elétrico

Por UNIBUS RN
Foto: Ilustração/Ônibus Brasil

Está previsto para este mês de março, testes com um ônibus totalmente elétrico em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A operação será feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setra-BH), com acompanhamento e autorização da BHTrans, empresa que gerencia o planejamento e execução das políticas de mobilidade e trânsito da cidade.

Um ônibus vai participar do teste, que tem tempo de duração previsto de 10 semanas. De acordo com a BHTrans, o veículo tem como principal propósito reduzir a emissão de gases do efeito estufa, de material particulado e outros poluentes, bem como reduzir a emissão de ruídos.

Enquanto estiver no período de testes, o ônibus vai passar por itinerários e condições operacionais diversas. O veículo vai contar com o sistema de telemetria, que vai permitir o acompanhamento em tempo real (GPS). O objetivo do sistema é verificar o desempenho no mesmo itinerário feito por um ônibus tradicional.

Segundo a Setra-BH, ainda não é possível determinar um prazo para eventual aquisição do veículo, mas o Sindicato garantiu que, em breve, o ônibus estará circulando na cidade. Segundo as empresas, o setor passa por uma crise, sem reajustes na tarifa há mais de dois anos.

Testes em 2016 fracassaram

Em 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte já havia realizado testes com outro tipo de ônibus elétrico, mas os resultados não foram satisfatórios, e as empresas descartaram a aquisição de veículos naquela configuração. De acordo com a BHTrans, o desempenho obtivo não atendeu às expectativas da época. O Setra classificou o veículo como “pesado, caro, e não fazia nem 100 km sem recarga”.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *