Coronavírus: STTU informa medidas de prevenção no uso do transporte público em Natal

Por UNIBUS RN
Foto: Rubson Caetano (Acervo UNIBUS RN)

Com o avanço dos casos da COVID-19, popularmente conhecida como Coronavírus, o setor de transportes por todo o país está tomando atitudes para ajudar a evitar a propagação da doença. Em Natal, a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), em parceria com o SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Urbanos do Município do Natal) e as 6 empresas operadoras do transporte urbano natalense, anunciaram na tarde de hoje medidas de prevenção contra a doença, que está em pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde.

Dentre as medidas anunciadas, a STTU informa que irá reforçar o trabalho de limpeza e higienização das duas Estações de Transferência operantes na cidade (Bairro Latino e Igapó). Foi anunciada, também, recomendação para o reforço da limpeza nos ônibus e terminais das linhas, bem como foi expedida orientação para o reforço da higienização de veículos escolares, táxis e carros de transporte por aplicativos.

Ainda segundo a nota conjunta, divulgada pela Prefeitura do Natal, a STTU lançará em breve campanha de conscientização sobre como agir dentro de veículos de transporte para que se evite o contágio e propagação da COVID-19. A campanha está em elaboração.

Outra recomendação anunciada pela pasta é para que idosos e pessoas com doenças que diminuam a imunidade evitem deslocamentos desnecessários e que, caso realmente precisem sair de casa, evitem o uso do transporte público. Mesmo assim, a STTU informa que, não havendo outra alternativa para o deslocamento, o usuário que se encaixa nessa recomendação utilize os veículos fora do horário de pico, evitando aglomerações e a grande quantidade de usuários dos horários de maior movimento.

A nota ainda reforça que a população deve seguir estritamente as recomendações do Ministério da Saúde: ao usar o transporte público ou ao se dirigir a locais de grande movimento – como as Estações de Transferência e terminais de linhas –, evite colocar as mãos no rosto e nas mucosas (nariz, olhos e boca). “Outra orientação que a STTU informa aos usuários é lavar bem as mãos com água e sabão, secando-as com papel toalha, ao chegar ao destino final da viagem, assim como higienizar os equipamentos de mídia utilizados no caminho, como telefones celulares”, completa a secretaria.

Até o fechamento desta matéria, o Rio Grande do Norte contabilizava 1 caso confirmado do novo Coronavírus. Em todo o país, o Ministério da Saúde contabilizava em seu balanço, oficialmente, 294 casos, com uma morte registrada na cidade de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.