PE: Governo do Estado determina circulação de ônibus sem aglomeração de passageiros

PE: Governo do Estado determina circulação de ônibus sem aglomeração de passageiros

Por UNIBUS RN
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

Devido à pandemia da COVID-19, popularmente conhecida como Coronavírus, uma recomendação muito difundida pelas autoridades é que se evite a aglomeração de pessoas. Pensando em diminuir o número de pessoas presentes nos ônibus, o Governo de Pernambuco, responsável pela gestão do transporte público na região metropolitana do Recife, publicou ontem portaria em que determina que os ônibus só circulem com passageiros preferencialmente sentados, bem como proibindo aglomerações nos Terminais de Integração do sistema.

De acordo com a portaria, divulgada no Diário Oficial, as empresas de ônibus serão responsáveis por evitar o acúmulo de pessoas nas filas formadas nos terminais, devendo respeitar o espaço mínimo de um metro entre os passageiros. A portaria considera como “acúmulo de pessoas” filas com mais de 30 passageiros nas linhas com ônibus convencionais, e mais de 45 pessoas nas linhas que operam com ônibus articulados ou do sistema BRT.

Para atender aos passageiros que precisarem usar os ônibus, a portaria determina ainda às empresas que deverão disponibilizar e utilizar a frota disponível na estocagem dos terminais ou a que está na garagem das empresas. Também prevê que as empresas deverão atender eventuais determinações do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) para a realocação de veículos em uma determinada linha, mesmo que aquele ônibus seja de outra linha ou o itinerário seja operado por outra empresa.

A portaria ainda reforça a orientação aos usuários para que só utilizem aqueles ônibus em que se possa viajar sentado, bem como pede a colaboração dos passageiros para que respeitem a distância regulamentada nas filas de espera.

A portaria foi assinada pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, além do presidente do GRCT, Erivaldo Coutinho. Segundo o Governo de Pernambuco, a fiscalização será intensificada nos terminais e nos corredores de ônibus, com apoio da Polícia Militar.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Estadual de Saúde havia registrado em Pernambuco, até o dia 23 de março, 42 casos confirmados da COVID-19 – desses, a secretaria informa que 3 pacientes estão clinicamente curados.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *