Retrô: Os Urbanuss da Conceição

Retrô: Os Urbanuss da Conceição

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN, Andreivny Ferreira (UNIBUS RN), Ednilson de Souza (Ônibus Brasil), João Maria Gomes (UNIBUS RN) e Toni Cristian (Ônibus Brasil)
Agradecimentos: Ednilson de Souza e Tôni Cristian

Em tempos de isolamento social, relembrar ônibus que fizeram história no nosso transporte é uma boa pedida para passar o tempo e relembrar boas histórias, não é verdade? Pois bem, a coluna “Retrô” traz hoje, para você relembrar, a trajetória de 5 ônibus marcantes na frota da empresa Nossa Senhora da Conceição.

Os personagens desta edição da coluna foram muito importantes na linha do tempo da Conceição. Prestes a completar 10 anos de atividades, a empresa, do bairro de Felipe Camarão, estava modificando sua identidade visual, com uma nova logomarca e alterações na identidade visual sendo colocadas na rua. Completando o pacote de modificações, a empresa adquiriu, em 1999, 5 novos ônibus para sua frota, já trazendo o novo pacote gráfico na pintura.

Naquela época, os veículos que circulavam em Natal ainda ostentavam o ano de fabricação nos prefixos. Por isso, os veículos receberam os prefixos 99094, 99174, 99176, 99178 e 99180. Os 5 veículos eram zero km.

Todos os ônibus eram montados no modelo Urbanuss, da Busscar – na época, a Conceição tinha vários veículos da montadora catarinense na sua frota, sejam eles adquiridos zero km, sejam seminovos. O diferencial estava no chassi: Os 5 ônibus eram montados no modelo 16.210 CO, da Volkswagen. Eram os primeiros da marca alemã adquiridos pela empresa – se bem que, na época, a Conceição já tinha ônibus com chassis que tinham participação da VW na fabricação, uma vez que a montagem do chassi B-1618, da Ford, que era presente em algumas unidades da frota, era em parceria com os alemães.

Enquanto estiveram circulando em solo natalense, os veículos atenderam algumas das principais linhas operadas pela Conceição. Destacam-se as operações nas linhas 21 (Felipe Camarão / Areia Preta) e 63 (Felipe Camarão / Campus), que tiveram presença desse lote em praticamente todo o período em que a Conceição era a dona dos veículos.

No início dos anos 2000, os veículos sofreram uma mudança sutil: Com a padronização dos prefixos dos ônibus iniciando pelo código da empresa, a Conceição modificou a numeração dos 5 ônibus. Com a mudança, saía do prefixo o ano de fabricação do ônibus. Dessa forma, os veículos passaram a circular com os prefixos 4094, 4174, 4176, 4178 e 4180.

Ainda durante o tempo em que estiveram circulando em Natal, esses 5 ônibus ainda chegaram a receber uma atualização da identidade visual que a Conceição implantou nos seus veículos. Na segunda metade dos anos 2000, a empresa passou a inserir a imagem de Nossa Senhora da Conceição, bem como a pintura passou a informar o nome completo da empresa – em vez de apenas “Conceição”, os ônibus circularam com a imagem da santa católica, além da inscrição “Nossa Senhora da Conceição”. Com essa identidade visual, os veículos permaneceram até o final de sua trajetória na empresa.

Esses 5 ônibus foram desativados pela Conceição no início de 2012, quando a empresa passou a ter seu controle acionário gerido por empresários pernambucanos e, na época, 4 deles foram substituídos por veículos mais novos.

Entretanto, um desses ônibus permaneceu por mais tempo sob posse da empresa: O veículo que tinha o prefixo 4094 era utilizado, até o fim de 2018, no treinamento feito pela empresa para a formação de novos motoristas.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *