#TBT UNIBUS RN: Expresso Cabral e seu Diplomata

#TBT UNIBUS RN: Expresso Cabral e seu Diplomata

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira e Helckton Fernandes (UNIBUS RN)
Agradecimentos: Alex Azevedo (Natal Buss)

Estamos de volta com o #TBT UNIBUS RN! Nesse post, relembraremos um ônibus único na frota de uma das mais tradicionais empresas do transporte intermunicipal potiguar. Já imaginou a Expresso Cabral com um Diplomata em sua frota? Sim, esse ônibus existiu!

O ônibus em questão usou o prefixo 119 e foi comprado zero km. Foi fabricado em 1989, montado no modelo Diplomata 350, da montadora catarinense Nielson, e usa o chassi K112 CL, da Scania, uma combinação que, na época, era uma das mais comuns registradas no transporte rodoviário brasileiro.

Em terras potiguares, o 119 operou nas mais diversas linhas trabalhadas pela Cabral, que atende a cidades como Macau, Touros, João Câmara, Afonso Bezerra, Ceará Mirim e Areia Branca.

Uma curiosidade sobre esse ônibus é a robustez de seu motor. O nosso personagem foi desativado pela Cabral no final de 2017 e, em quase 20 anos de operação, a empresa nunca precisou abrir o motor para algum serviço de manutenção. São milhares de km rodados ainda com toda a mecânica original. Essa robustez fez toda a diferença para que sua operação se estendesse por todo esse tempo, garantindo uma viagem de qualidade para os seus passageiros.

Apesar desse registro de um Diplomata em sua frota, a Cabral foi cliente por muitos anos de uma empresa que se originou da Nielson: A montadora catarinense Busscar, que até hoje está presente nas operações dessa tradicional empresa de ônibus potiguar.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *