#TBT Unibus RN: Olha o ‘Urbanus’ na frota da Via Sul

#TBT Unibus RN: Olha o ‘Urbanus’ na frota da Via Sul

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo histórico UNIBUS RN

O Portal UNIBUS RN apresenta mais uma edição do #TBT. E hoje, o destaque fica por conta da presença da carroceria ‘Urbanus’ na empresa Via Sul (TransFlor). A empresa comprou diversas unidades em variados modelos de chassis, no início dos anos de 1990.

Fabricado pela montadora catarinense Busscar desde 1990 (anteriormente, havia a produção do ‘Nielson Urbanus’, quando a marca ainda tinha outra denominação – e o modelo também foi comprado pela empresa), a TransFlor adquiriu unidades do ‘Urbanus’ em chassis das marcas Mercedes-Benz e Volvo.

Quando ingressaram na frota da empresa, sua denominação era ‘TransFlor’, razão social que era exibida nos veículos. Em 1998, a empresa criou a marca ‘Via Sul’, que permanece em seus ônibus até hoje. Na mudança da logomarca, parte da frota ganhou o novo layout, incluindo seus ‘Urbanus’.

Além dos veículos comprados novos, após os anos 2000, a empresa ainda aderiu a unidades semi-novas do ‘Urbanus’, comprados da empresa Cidade das Dunas. Eles tinham chassi Ford, e também passaram a integrar a frota da Via Sul.

Todos os ‘Urbanus’ deixaram a frota da Via Sul entre os anos de 2005 e 2006, no decorrer das renovações realizadas pela empresa.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *