Especial UNIBUS RN: Empresa Alves e sua fidelização à Marcopolo

Especial UNIBUS RN: Empresa Alves e sua fidelização à Marcopolo

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN), Acervo UNIBUS RN e Ônibus Brasil
Matéria atualizada em 10/05/2020, às 12:53, para acréscimo de informações.

O Especial UNIBUS RN está de volta! Nesta edição, a coluna traz uma relação de fidelidade e qualidade que vem perdurando há quase 40 anos no transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte. Sinônima de qualidade e eficiência em suas operações, a Empresa Alves, com seus mais de 80 anos em atividade, concentrou as aquisições para sua frota com outra marca tão tradicional no ramo de ônibus quanto ela: a Marcopolo.

Apesar de uma frota enxuta, a Alves é reconhecida pela eficiência e qualidade de suas operações. A qualidade, robustez e durabilidade dos produtos da montadora gaúcha ajudam ainda mais na construção de uma imagem tão bem zelada pelos seus passageiros, colaboradores e estudiosos do ramo do transporte público.

No Especial UNIBUS RN, vamos ver um pouco do que é essa “parceria” entre Alves e Marcopolo. Pelo menos nos últimos quase 40 anos, a região Potengi é testemunha de uma dobradinha de sucesso e, por isso, a coluna vai mostrar os modelos de ônibus da Marcopolo que operam, ou operaram, por uma das mais tradicionais empresas de ônibus potiguares.

Viaggio G4: A Alves possuiu, ao todo, três ônibus da linha G4 rodoviária da Marcopolo. Dois continuam em operação até hoje, demonstrando a robustez e qualidade da fabricação da Marcopolo.

O destaque dos veículos dessa geração é o que tem o prefixo 60. Esse é o único ônibus de toda a frota da Alves a possuir motor traseiro. Montado no chassi OH-1420, da Mercedes-Benz, foi fabricado em 1990, na configuração G4 850.

Viaggio GV: O modelo também está presente na empresa e é o responsável pela maior parte da frota atualmente. São 8 unidades na frota, adquiridos entre 1994 e 1998. São todos montados na versão GV 850.

Todos os veículos possuem chassis fabricados pela Mercedes-Benz. Estão presentes as motorizações OF-1318, OF-1620 e OF-1721.

Senior GV: Uma unidade do Senior GV também faz parte da frota da Alves, e é também o único micro-ônibus em operação na viação. É montado no chassi LO-814, da Mercedes-Benz. Com o prefixo 115, tem uma pintura diferenciada, sendo o único da empresa a possuir identidade visual diferente do restante da frota.

Viaggio G6: A Alves conta com uma unidade do Viaggio G6. O ônibus, na configuração 1050, demonstra robustez nas suas operações do dia-a-dia, ligando Natal às cidades da região Potengi.

Com o prefixo 120, é montado no chassi OF-1721, da Mercedes-Benz. Foi adquirido no início dos anos 2000.

Ideale 770: Duas unidades do Ideale 770 estão presentes na frota da Alves, sendo os veículos mais novos da sua frota. Os veículos são encarroçados nos chassis OF-1722M, da Mercedes-Benz, e 17-230 OD, da Volkswagen – este último, inclusive, é fabricado com a tecnologia Euro V, com menor emissão de poluentes.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *