Detran – RN participa de ações do Maio Amarelo por meio digital

Detran – RN participa de ações do Maio Amarelo por meio digital

Do Governo do RN
Foto: Valter Campanato (Agencia Brasil / Fotos Públicas)

É para resguardar a vida, a segurança e a saúde dos cidadãos do estado neste momento de combate ao novo coronavírus que o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vem promovendo ações exclusivamente digitais para Campanha do Maio Amarelo. A proposta segue as orientações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o tema adotado nacionalmente: “Perceba o risco. Proteja a vida”. As ações nas ruas, seguindo o Denatran, deverão ser realizadas no mês de setembro.

O diretor geral do Detran, Jonielson Pereira, explica que maio é tradicionalmente o mês reservado para as ações de conscientização para reduzir os índices de acidentes de trânsito no país todo. Porém esse ano, devido à pandemia, as campanhas educativas serão realizadas online para resguardar a vida de todos, meta essencial da campanha.

O Detran RN busca conscientizar motoristas e a sociedade como um todo sobre os perigos constantes que comportamentos imprudentes causam no trânsito. “Agora mais do que nunca condutores precisam estar cientes que a desobediência às normas do Código de Trânsito pode resultar em acidentes, em ferimentos ou mesmo gerar mortes. E esses acidentados, encaminhados aos hospitais, demandarão de cuidados médicos e leitos, numa situação que já está em saturação devido à pandemia da Covid-19”, pondera o diretor do Detran.

Outro fator a se considerar é que vítimas de acidentes de trânsito podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição ao vírus no ambiente hospitalar. “Somente com uma sociedade consciente vamos evitar acidentes e reduzir o número de feridos, nosso papel como motoristas conscientes no cenário atual assume uma responsabilidade ainda maior, devemos sempre respeitar as leis de trânsito e proteger vidas”.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *