#TBT Unibus RN: Os primeiros ‘Torino GVII’ da empresa Guanabara

#TBT Unibus RN: Os primeiros ‘Torino GVII’ da empresa Guanabara

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN

Carroceria atualmente unânime entre as empresas de ônibus de Natal e também da própria Guanabara, o #TBT Unibus RN apresenta hoje as primeiras unidades do Torino GVII que a maior viação da capital teve em sua frota. Três unidades foram adquiridas em 2008, e permaneceram na frota por anos.

O modelo é uma verdadeira referência da Marcopolo. Lançado em 1983 para substituir o ônibus ‘Veneza II’, tem recebido diversas atualizações de designer ao longo do tempo. A cada atualização, uma nova versão do ‘Torino’ é lançada. Foi assim com o GVII, lançado em 2007, substituindo o GVI.

Também conhecido como Torino 2007, a carroceria é inspirada principalmente nos modelos ‘Gran Viale’ – que também é fabricado pela Marcopolo – e pelo Citmax – carroceria fabricada pela Ciferal, marca adquirida pela Marcopolo no final dos anos de 1990.

Os três veículos que passaram a fazer parte da frota da Guanabara em 2008 chegaram na segunda renovação de frota daquele ano, juntamente com quatro unidades do ‘Viale’, carroceria essa comprada na versão três eixos. Tanto os ‘Torino’ quanto os ‘Viale’ desta compra, contavam com chassis Mercedes-Benz OF 1722.

Únicos ‘Torino’ de tamanho padrão comprados pela Guanabara – todos os demais comprados 0km são carrocerias longas – os ônibus operaram importantes linhas de responsabilidade da empresa. Inicialmente, a operação se dava especialmente na linha 77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol, uma das mais importantes da cidade. Ao longo dos anos, também atuaram em praticamente todas as demais, até encerrarem as atividades.

Desde então, a Guanabara deu grande preferência à compra do Torino. Desde que foi realizada esta compra, apenas duas outras compra de ônibus 0km se deu com veículos de outra marca (os Apache VIP II adquiridos em 2009 para a própria Guanabara, e os Foz Super adquiridos em 2011 para a Oceano). Hoje, a frota da empresa opera quase em totalidade com o modelo Torino, tendo sido os três veículos destacados os primeiros a fazer parte da frota da empresa na geração GVII.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *