Retrô: Um raro ônibus Volvo da empresa Guanabara

Retrô: Um raro ônibus Volvo da empresa Guanabara

Por UNIBUS RN – colaborou Fellipe Lima
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Natal de Ontem/Acervo Flávio Dantas

A coluna “Retrô” apresenta hoje o registro do primeiro ônibus com chassi da marca Volvo que pertenceu a empresa Guanabara, maior operadora de linhas de Natal, e pioneira do transporte na capital potiguar. Adquirido em 1982 através da concessionária Apavel (Aparecida Veículos LTDA), concessionária da Volvo no Rio Grande do Norte, o ônibus de prefixo 145 teria sido um dos dois únicos exemplares da marca sueca a passar pela frota da Guanabara.

Encarroçado no modelo Condor II, o ônibus tinha o chassi B58 da Volvo, e marcou época na Guanabara. De acordo com os registros obtidos pelo Portal UNIBUS RN, além de pesquisadores do transporte local e ex-funcionários da Guanabara, este foi o primeiro exemplar da Volvo que se tem registro na empresa. Posteriormente, a empresa ainda teria adquirido uma segunda unidade de ônibus com essa marca.

Aliás, os ônibus com chassi Volvo na empresa duraram pouco tempo em operação na frota: O carro 145, adquirido em 1982 foi “aposentado” da frota precocemente, já em 1985. A segunda unidade, que teria sido adquirida em 1984 também deixou a Guanabara em 1985, junto com seu “primo”.

Ainda assim, na ocasião da entrega do ônibus pela Volvo à Guanabara, ocorrida em uma cerimônia, a Apavel destacava o sucesso da marca e apostava que as empresas de ônibus poderiam se manter clientes da Volvo: “Pelo acompanhamento que tem feito sobre o desempenho dos veículos, a Apavel pode constatar o sucesso que os Volvo estão alcançando nas empresas onde operam”, destaca a matéria de jornal da época.

Segundo a matéria, naquele ano, a frota de veículos Volvo estava presente em diversas empresas do Rio Grande do Norte: “Só a empresa Nossa Senhora Aparecida utiliza 58 ônibus rodoviários B58 da Volvo fazendo importantes linhas como Natal-Rio, Natal-São Paulo, Aracaju-São Paulo e Garanhuns-São Paulo. A Auto Viação Jardinense, que possui 2 ônibus, os utiliza nas linhas Natal-Caicó, enquanto a Auto Viação Oeste liga com seu B58, Martins-Mossoró-Natal. Na área de transporte urbano, a Volvo está presente em Natal com um ônibus da empresa Transportes Guanabara, ligando os bairros Igapó-Rocas”, apresenta a matéria.

“Segundo o Presidente da Apavel, Luiz Alves de Araújo, a Volvo tem tido uma ótima receptividade no Rio Grande do Norte e tudo faz crer que, agora com a indicação de sua empresa como concessionária Volvo no Estado, a tendência é de aumentar a frota de ônibus e caminhões da marca no mercado”, destaca a matéria.

A frota da Volvo no RN, de fato, aumentou. Diversas empresas urbanas e rodoviárias se mantiveram adeptas a marca ao longo dos anos de 1980 e ainda no começo dos anos 1990. Além disso, foi possível ver veículos da marca operando tanto em Natal, como no Estado, até a primeira década dos anos 2000.

Diferentemente da atual realidade, a empresa Guanabara parece não ter se agradado da marca e optou por não continuar com o veículo em sua frota, bem como não mais renovando com a Volvo. Após o “teste” com a Volvo, a Guanabara se manteve comprando ônibus da Mercedes-Benz para as renovações dos anos de 1980, passando também a aderir a ônibus da Scania. Já no final dos anos de 1990, optou ainda por motores da Volkswagen.

Atualmente, a empresa conta com 100% da frota com modelos de chassis da Mercedes-Benz, tendo veículos dos modelos OF-1418, OF-1722 e OF-1721E5, inclusive com uma unidade do OF-1721 com suspensão a ar – trata-se do ônibus mais novo da empresa, adquirido ano passado.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *