Produção de caminhões e ônibus pode chegar a 96 mil em 2020

Produção de caminhões e ônibus pode chegar a 96 mil em 2020

Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Power Systems Research revisou para cima sua previsão de produção de caminhões e ônibus no Brasil em 2020, que pode chegar a 96 mil unidades. Na primeira projeção divulgada com exclusividade por Automotive Business em abril, a consultoria havia previsto a fabricação de até 87 mil veículos comerciais pesados, considerando os primeiros impactos da pandemia de coronavírus na indústria nacional e seus efeitos.

Se o volume se consolidar, representará uma queda de 31,4% sobre os 144 mil caminhões e ônibus montados em 2019.

Com esta produção, a Power Systems Research espera que as vendas de veículos de carga possam atingir as 85 mil unidades, entre caminhões e ônibus. A estimativa é muito mais otimista do que a das próprias fabricantes reunidas pela Anfavea, que preveem a venda de 75 mil unidades, sendo 65 mil caminhões e apenas 10 mil ônibus.

Embora a consultoria aponte uma melhora dos seus números para 2020, eles ainda indicam queda com relação ao ano passado, uma vez que o mercado em geral está sendo fortemente impactado pelos efeitos da crise gerada pela pandemia de coronavírus.

A recuperação dos mercados e um novo patamar de crescimento só devem ser registrados no ano que vem. Para 2021, a PSR não alterou seus números. As previsões apontam para a produção de 133 mil caminhões e ônibus e a venda de 117 mil veículos pesados.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *