PE: Motoristas e cobradores de ônibus pedem 100% da frota na rua em ato no Centro do Recife

PE: Motoristas e cobradores de ônibus pedem 100% da frota na rua em ato no Centro do Recife

Por G1 PE
Foto: Jailton Junior (JC Imagem / Jornal do Commercio)

Motoristas e cobradores de ônibus realizaram, na manhã desta terça-feira (16), um protesto na Avenida Guararapes, na área central do Recife. De acordo com integrantes do ato, a manifestação busca pedir a realização de testes de Covid-19 e a saída de todos os ônibus das garagens. Diariamente, os coletivos têm sido registrados superlotados na Região Metropolitana.

Usando uma faixa com a mensagem “100% da frota”, os profissionais ocuparam o cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a manifestação teve início por volta das 7h24 e terminou pouco mais de uma hora depois.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado (Urbana-PE), Fernando Bandeira, afirmou que não há como colocar toda a frota na rua devido aos custos e prejuízos que as empresas estão enfrentando. Segundo ele, a arrecadação caiu 30%.

“Não temos problema em colocar toda frota à disposição, mas, se fizermos isso, em 15 dias teremos que parar porque iríamos quebrar”, disse em entrevista ao Bom Dia PE.

Os integrantes do protesto passaram pelas ruas da Aurora, do Hospício e Sete de Setembro, no Centro. Às 7h46, o grupo passava pelo cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista e da Rua Gervásio Pires. Agentes e orientadores acompanham a caminhada fazendo bloqueios itinerantes. As retenções ocorreram de acordo com o local em que os manifestantes passavam.

Na Avenida Conde da Boa Vista, foi possível ver vários ônibus parados no sentido Avenida Agamenon Magalhães. “Alguns motoristas estão numa estação de BRT, conversando, mas sem protestos. Tem gente andando porque não consegue pegar ônibus”, contou a secretária-executiva Brenda Azevedo.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *