SC: Mais de 10% dos usuários de terminais de ônibus testados em Joinville estão com Covid-19

SC: Mais de 10% dos usuários de terminais de ônibus testados em Joinville estão com Covid-19

Por G1 SC
Foto: Reprodução (Prefeitura de Joinville / G1 SC)

Ao menos 118 usuários dos terminais do transporte coletivo em Joinville, no Norte catarinense, estão com Covid-19. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (17) pela prefeitura e é resultado de mil testes rápidos aplicados durante cinco dias nos 10 terminais da cidade.

Os usuários foram escolhidos de forma aleatória desde que os ônibus voltaram a circular no município mais populoso de Santa Catarina, em 8 de junho. A maioria das pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19 é assintomática.

A prefeitura informou ao G1 na tarde desta quarta-feira (17) que não tem a classificação de quantos dos mil testes foram aplicados em passageiros e quantos, em trabalhadores dos ônibus. Há possibilidade ainda de outras pessoas que circulam nos terminais terem sido testadas.

Segundo dados do governo estadual divulgados na noite de terça (16), Joinville é a cidade com mais mortes por Covid-19, sendo 24 e um total de 618 casos confirmados da doença.

Para todos os casos positivos a Secretaria de Saúde recomendou isolamento domiciliar, sendo de sete dias para as pessoas sem sintomas e de 14 para quem tem sintomas da doença. Todos serão monitorados.

Os testes começaram a ser feitos no dia 8 de junho em barreiras sanitárias montadas pela prefeitura nos 10 terminais que atendem 41 bairros para monitorar a situação de saúde de passageiros e trabalhadores do transporte.

Segundo a secretaria da saúde, os mil testes foram aplicados nos dias 8, 9, 10, 15 e 16 de junho, sendo que 118 deram positivos e 882, negativos. No dia 11, feriado de Corpus Christi, e no fim de semana, não deve exame.

A testagem dos usuários vai continuar sendo feita até julho, se segunda a sexta-feira das 7h às 19h, testando 20 pessoas por terminal, um total de 200 por dia.

Além dos testes nos terminais, a prefeitura de Joinville começou a testar os moradores em 12 mil testes rápidos que serão aplicados também de forma aleatória, e também tem feito testes nos trabalhadores da saúde, sendo que 210 foram afastados após diagnóstico positivo de coronavírus.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *