Natal: Apesar de mais ônibus nas ruas, frota de 70% prometida pela STTU não circula completamente

Natal: Apesar de mais ônibus nas ruas, frota de 70% prometida pela STTU não circula completamente

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Com o reinício de algumas atividades econômicas, desde a semana passada, havia a expectativa de maior movimento nas ruas e, consequentemente, maior demanda no transporte público, o que gerou, por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), anúncio de aumento da frota de ônibus circulando. Porém, de acordo com a própria pasta, o número de ônibus divulgado na semana passada não foi atingido.

Na última sexta-feira, 03, o UNIBUS RN divulgou matéria em que a STTU anunciava o aumento da frota de ônibus em Natal, devido ao maior número de atividades comerciais autorizadas a funcionar. Na ocasião, o órgão informou que circulariam nas ruas da capital, a partir do dia 06 de julho, 406 ônibus, o equivalente a 70% dos veículos aptos a rodar (580 ônibus municipais). Na ocasião, foi informado que essa quantidade de ônibus circularia em dias úteis, respeitando a tabela de frotas e horários trabalhada em sábados anteriores às medidas de distanciamento social.

+ Leia mais: Com retorno das atividades comerciais, frota de ônibus de Natal e região metropolitana terá aumento

Desde a segunda-feira, primeiro dia em que deveriam rodar mais veículos, a quantidade de ônibus prevista até aumentou, de fato, nas ruas da capital. Entretanto, o número de veículos circulando não atingiu os 70% programados.

O UNIBUS RN solicitou à STTU que informasse se, de fato, o número de ônibus previsto estaria circulando. Na tarde de hoje, a assessoria de imprensa do órgão respondeu ao nosso contato, através de nota oficial, confirmando que houve aumento na quantidade de ônibus nas ruas, apesar de o número de veículos não ter atingido o anteriormente divulgado.

Na nota oficial, a pasta informa que estão circulando na capital, em média, 47% dos ônibus previstos na tabela de cada linha. Levando em conta esse percentual e usando os números absolutos da frota cadastrada, Natal está sendo atendida por 273 ônibus. São mais do que os 254 que circulavam na tabela até então praticada com o reflexo das medidas de distanciamento social (19 ônibus a mais). Porém, são 133 ônibus nas ruas a menos do que o anunciado na semana passada.

Ao UNIBUS RN, a assessoria da STTU ressalta que, apesar da flexibilização das medidas de isolamento social em vigor em Natal, a pasta não identificou grande crescimento no número de passageiros nos ônibus. “Inclusive, na semana que foram publicados os Decretos Municipal e Estadual, a quantidade acessos (demanda) no transporte público foi menor que dias anteriores aos Decretos. Estamos monitorando a demanda nas linhas diariamente, com equipes de fiscalização nas garagens e pontos estratégicos da cidade, além do acompanhamento [dos ônibus] via GPS”, diz o órgão, na nota oficial enviada para a reportagem.

Ainda de acordo com a STTU, não está descartada alguma nova modificação no número de ônibus nas ruas, com tendência de que haja mais veículos nas ruas em breve. “Ressaltamos ainda que, o aumento do percentual da frota está acontecendo de forma gradativa com o retorno das atividades econômicas”, completa a assessoria de imprensa da secretaria.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *