Dicas: 5 tipos de ônibus de viagem e suas diferenças

Dicas: 5 tipos de ônibus de viagem e suas diferenças

Do Blog Grupo Saritur
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Para diferentes perfis de pessoas, assim como para cada estilo de viagem, existem diferentes tipos de ônibus e é preciso entendê-las. Afinal, dependendo do percurso, os passageiros tendem a ter necessidades diversas. Fazer a escolha certa influencia no conforto, comodidade, valor da passagem, serviços oferecidos e muito mais.

Na hora de comprar passagem de ônibus, você tem dúvidas sobre qual tipo de ônibus de viagem melhor atende as suas necessidades? Então, continue a leitura e conheça as características das principais categorias de ônibus!

Viajar de ônibus é uma excelente alternativa: As viagens de ônibus estão se tornando cada vez mais completas e confortáveis para seus passageiros. Cadeiras reclináveis, cobertores, televisões e Wi-Fi são alguns dos serviços que atraem viajantes que prezam por conforto e que realizam percursos mais longos.

Já para as pessoas que não se importam muito com algumas comodidades ou fazem viagens curtas, existem categorias que oferecem apenas os serviços mais básicos: ar-condicionado e, na maioria dos casos, banheiro.

Conheça os tipos de ônibus de viagem: Antes de comprar sua passagem, é preciso saber quais são os tipos de ônibus e o que cada categoria oferece. Veja a seguir:

Convencional: Essa categoria é a mais simples de todas e, por isso, a mais econômica. É ideal para pessoas que não buscam por muito conforto ou pretendem realizar trajetos mais curtos. A passagem garante uma poltrona reclinável, ar-condicionado e banheiro.

Executivo: Com encosto mais reclinável que o convencional, esse tipo de ônibus também oferece frigobar com água, banheiro e ar-condicionado — o que supre bem as necessidades dos passageiros em viagens de média duração. Além disso, as passagens são mais acessíveis que as categorias com leito.

Semi-leito: Com mais conforto do que as categorias anteriores, esse tipo de ônibus é bom para viagens longas ou até mesmo a trabalho, já que nesse tipo de viagem é muito importante descansar. Nele, você poder contar com apoio para as pernas, TV, ar-condicionado e frigobar com água.

Leito: Essa categoria é indicada para viagens a trabalho ou para quem não dispensa o conforto. As passagens podem custar um pouco mais, já que esse tipo de ônibus tem poltronas mais espaçosas com inclinação de 180º e aparelhos de TV, além de tudo o que as categorias inferiores oferecem.

Leito-cama: Essa é a modalidade para quem realiza diversas viagens a trabalho ou para quem quer chegar bem descansado no destino. As poltronas são mais espaçosas, os apoios dos pés são reguláveis e serviços de lanches e refeições podem ser oferecidos. Devido às diversas vantagens, os valores das passagens costumam se mais altos.

Escolha o tipo de ônibus ideal: Cada perfil de viagem e de passeiro se enquadra melhor em uma determinada categoria. Por isso, é preciso se conhecer e avaliar, dentro das características apresentas, qual tipo de ônibus de viagem atende melhor as suas necessidades. Antes de comprar a sua passagem, considere os seguintes pontos:

tipo de viagem (a lazer ou a trabalho);
distância do percurso;
preço da passagem;
conforto;
serviços oferecidos.

Além de avaliar essas questões, é importante conhecer as políticas de serviços das companhias rodoviárias — confira quais delas oferecem facilidades para a troca de passagens, por exemplo.

Com essas informações, será muito mais fácil saber qual é o seu perfil de viajante e qual tipo de ônibus é ideal pra você, não é mesmo?

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *