Aluguel para motoristas de aplicativos volta a crescer em julho

Aluguel para motoristas de aplicativos volta a crescer em julho

Por Automotive Business
Foto: Freestocks-photos (Pixabay)

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) voltou a registrar crescimento na demanda por aluguel de carros por motoristas de aplicativos de transporte, como Uber, 99 Pop e Cabify. Segundo a entidade, entre abril e maio, com a intensificação da pandemia de coronavírus no País e as quarentenas decretadas por estados e municípios, houve redução de 80% (ou 160 mil unidades) do total de 200 mil veículos que estavam dedicados aos serviços de transporte. Em julho, as locadoras detectaram aumento de 25% na procura por esse tipo de aluguel.

Segundo a Abla, o movimento está longe de alcançar os níveis pré-pandemia, mas já é considerado satisfatório diante do cenário de crise e recessão econômica. A entidade destaca que o impacto da Covid-19 foi ainda mais devastador no aluguel diário para turismo de lazer e de negócios, provocando retração de 90% na frota de 480 mil veículos que estavam locados neste nicho. Este segmento também observa recuperação de 15% a 20% em julho, de acordo com a associação das locadoras.

Para o presidente do conselho nacional da Abla, Paulo Miguel Junior, o pior cenário para as locadoras já passou. “Agora estamos enxergando uma retomada, mais acelerada em algumas atividades, como a terceirização de frota, na qual tivemos até mesmo um incremento nos contratos. Empresas estão deixando de lado a manutenção de frotas próprias para fazer caixa com a venda desses ativos”, afirma.

Em função da menor oferta das montadoras, que interromperam a produção por dois a quatro meses em virtude das medidas de isolamento social para evitar a propagação da epidemia, as locadoras já projetam também o aumento na idade média da frota disponível para locação, hoje de 14,9 meses, que deve passar para 18 a 20 meses até o fim de 2020.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *