Londres terá faixas exclusivas de ônibus 24 horas em todos os dias da semana

Londres terá faixas exclusivas de ônibus 24 horas em todos os dias da semana

Do Diário do Transporte
Foto: buses in gapore/Visualhunt

A Transport for London (TfL), organização responsável pelas principais vias de Londres, planeja implantar faixas exclusivas de ônibus 24/7 (24 horas por dia, todos os dias da semana).

O objetivo é melhorar a mobilidade na capital do Reino Unido durante e após a crise do coronavírus.

De acordo com a TfL, a mudança se destina às ruas mais movimentadas da capital, e ajudará na mobilidade urbana quando as medidas de lockdown forem canceladas.

De acordo com as propostas em avaliação, algumas faixas de ônibus terão seus horários de funcionamento prolongados, passando a operar o dia todo, todos os dias.

Segundo a TfL, a medida visa evitar que o retorno da mobilidade na capital pós-pandemia se dê com protagonismo do automóvel, melhorando os tempos de viagem de ônibus e aumentando a segurança, tanto para quem viaja em transporte público quanto para quem se utiliza de bicicleta.

A TfL afirma ainda que o sistema funcionará com a previsão de redução das viagens nos horários de pico.

A organização, administrada pela prefeitura, espera que, com a melhoria dos tempos de viagem, as pessoas deixem seus carros e passem a utilizar os ônibus, que podem transportar 10 vezes a ocupação média de um carro, mesmo com as atuais medidas de distanciamento social em vigor.

Como já ocorre atualmente, bicicletas, táxis e motocicletas poderão usar as faixas de ônibus.

Antes de o esquema de faixas exclusivas 24 horas se tornar permanente na capital Londres, ele será avaliado neste verão, que termina em setembro.

O período de avaliação durará no mínimo seis meses, após os quais a TfL colherá críticas e sugestões dos grupos de representantes de passageiros, do setor comercial e dos grupos de acessibilidade e inclusão.

Claire Mann, diretora de operações de ônibus da TfL, afirmou que a avaliação ajudará a TfL a ajustar sua rede e a se adaptar aos desafios de trabalhar com o coronavírus em circulação.

“Essa pandemia mudou a maneira como todos vivemos, trabalhamos e viajamos“, disse ela. “Por esse motivo, precisamos adaptar nossa rede, ser flexíveis e continuar a ajudar as pessoas a viajarem com segurança e confiabilidade à medida que Londres se recupera”.

“As alterações propostas nas horas operacionais das faixas de ônibus trarão benefícios significativos para os passageiros e as pessoas que andam de bicicleta além do horário atual de operação. Consideraremos cuidadosamente todas as críticas para garantir o maior benefício para o maior número de pessoas, e apoiar a recuperação de Londres pós coronavírus “.

Tim Bellenger, diretor da London TravelWatch, organização que representa os interesses dos usuários de transporte na capital e nos arredores, elogiou a mudança, dizendo que ela reduzirá os tempos de viagem e aumentará a confiabilidade dos ônibus.

“Os passageiros dos ônibus receberão com satisfação essa iniciativa de aumentar a velocidade dos ônibus, reduzir os tempos de viagem e melhorar a confiabilidade do serviço“, disse ele.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *