Prefeitura do Natal determina funcionamento de 50% da frota de ônibus e retorno do ‘Corujão’

Prefeitura do Natal determina funcionamento de 50% da frota de ônibus e retorno do ‘Corujão’

Por UNIBUS RN
Foto: Rodrigo Galvão/Ilustração/Arquivo

A Prefeitura do Natal determinou um aumento na frota de ônibus da capital. De acordo com publicação do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (29), a gestão municipal determinou, através de decreto, que pelo menos 50% da frota de ônibus regular passe a circular na cidade. A Prefeitura também determinou que as empresas voltem a operar o sistema “Corujão”, que atua nas linhas noturnas.

Para elaboração do decreto, a gestão municipal considerou o apontamento do Comitê Científico de enfrentamento da Covid-19 de Natal, que opinião de modo favorável à abertura gradual do comércio da cidade. Como consequência, há aumento de circulação das pessoas na cidade, sendo, portanto, necessário ampliar a oferta de transportes para evitar aglomerações dentro dos veículos, de acordo com a gestão municipal.

O decreto determina que o serviço de transporte público de transporte coletivo de passageiros, incluindo o sistema opcional, deve passar a funcionar com, no mínimo, 50% da frota regular. O decreto indica que os ônibus deverão partir dos terminais a partir das 5h, e a última viagem deverá sair do terminal às 20h30min. Além disso, as empresas ficam obradas a cumprir o horário especial noturno, conhecido como “Corujão”, em dois turnos, com o primeiro saindo terminal às 23h, e o seguindo com saída à meia-noite.

A Prefeitura do Natal sugere que o pagamento das tarifas pelos usuários deve ser feito preferencialmente com o uso de cartão eletrônico, o NatalCard, uma vez que a medida diminui a circulação e o manuseio de cédulas.

No decreto, também há determinação para que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), órgão gestor responsável pelo transporte da cidade, faça o acompanhamento diário das demandas e necessidades dos usuários de serviço, com vistas à otimização do uso da frota em circulação.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *