#TBT Unibus RN: Recordando os ‘Urbanus’ da Pirangy

#TBT Unibus RN: Recordando os ‘Urbanus’ da Pirangy

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Busão de Natal

No #TBT Unibus RN de hoje, a recordação fica por conta de um dos modelos de maior sucesso da Busscar: o Urbanus. Criado em 1987, quando a marca ainda se chamava “Nielson”, nosso destaque de hoje fica por conta da presença deles na empresa Transportes Pirangy, que atuou no transporte de Natal entre os anos de 1983 e 2001.

Historicamente, a Busscar é uma das montadoras de maior qualidade na fabricação de seus ônibus, com grande destaque tanto no mercado nacional, bem como também no internacional. Apesar de ter sido criada em 1946, no município de Joinville, localizado no estado de Santa Catarina, somente em 1987 a marca passou a produzir ônibus urbanos.

Foi o ‘Urbanus’ o primeiro modelo voltado para o transporte coletivo da marca, que obteve grande sucesso, se mantendo em produção por anos, com mudanças ocasionais para atualização de seu designer. A Pirangy só viria a ter modelos da montadora já no final dos anos 90, quando foi vendida para o grupo Coesa, do Rio de Janeiro.

Os ônibus eram da segurança geração do ‘Urbanus’, e contavam com chassis Ford B-1618 e Mercedes-Benz OF-1620. Todos vieram semi-novos para integrar a frota da Pirangy, juntamente com outros modelos de ônibus que fizeram parte da frota da viação. Há registros dos veículos em diversas linhas da empresa.

Ao ser vendida para o grupo empresarial paraibano A. Cândido, em 2001, dando origem a empresa Reunidas, os ‘Urbanus’ não permaneceram na frota, tendo sido substituídos por outros ônibus da Reunidas que passaram a integrar a frota.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *