Ônibus intermunicipais passam a operar com 100% da frota e deixam de transportar passageiros em pé para evitar o coronavírus

Ônibus intermunicipais passam a operar com 100% da frota e deixam de transportar passageiros em pé para evitar o coronavírus

Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes/Ilustração/Arquivo

Os ônibus intermunicipais que atuam ligando as cidades da Grande Natal a capital voltaram a operar com 100% da frota desde a última sexta-feira, dia 21 de agosto. Os 200 ônibus das linhas que circulam entre os municípios Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Ceará-Mirim e Extremoz para Natal, de acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), já estão nas ruas.

Além disso, as empresas que atuam no sistema intermunicipal decidiram deixar de transportar os passageiros em pé. A ação também começou na sexta-feira, e a medida tem o porpósito de evitar a disseminação do novo coronavírus nos ônibus. O retorno da operação regular ocorre meses após a atuação com a frota reduzida, em vigor desde o mês de março, quando foram decretadas medidas de isolamento social como prevenção da Covid-19.

Para o retorno às operações normais da frota, as viações que atuam no setor de transporte apresentaram ao órgão gestor do Estado, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RN) um plano operacional. Através do documento, as empresas informam a intenção de não mais transportar passageiros em pé, para diminuir a lotação dos ônibus.

Os motoristas foram orientados a proibir que novas pessoas embarquem nos veículos quando todas as cadeiras já estiverem ocupadas. Os passageiros que não conseguirem embarcar, têm que esperar o ônibus seguinte para seguir viagem.

Segundo o DER-RN, ‘não faltou ônibus’

De acordo com o diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques Dantas, no primeiro dia da medida, a impressão do órgão é que não faltou ônibus na grande Natal. Ele avaliou positivamente a operação da última sexta-feira com 100% da frota e a determinação das empresas em não transportar os passageiros em pé.

“Em princípio, os ônibus estão andando com a lotação baixa, geralmente só com os passageiros sentados. Além disso, as empresas determinaram o cumprimento dessa condição de andar assim, então, os motoristas estão fechando as portas, e isso não é errado, já que elas estão apenas cumprindo o que tá no decreto”, afirmou Manoel ao Portal UNIBUS RN.

O órgão, porém, vai ampliar a fiscalização ao transporte intermunicipal a partir da próxima semana. “A partir de segunda-feira a gente vai ter mais gente no campo, e vamos conseguir avaliar melhor. O DER-RN não tem uma equipe muito grande, então, faremos uma pesquisa por amostragem. Na semana passada, fizemos na região sul, entre Parnamirim e São José de Mipibu, e na próxima semana será na região norte”, garantiu Manoel.

Ainda segundo o diretor geral do DER-RN, a fiscalização será reforçada de acordo com as reclamações dos usuários: “Onde houver reclamações, vamos reforçar a fiscalização”, declarou.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *