RS: Turistur implanta inédito sistema de desinfecção de ar-condicionado em sua frota

RS: Turistur implanta inédito sistema de desinfecção de ar-condicionado em sua frota

Do Portal Expansão RS
Foto: Divulgação

A Turistur, empresa referência no segmento de turismo receptivo na Serra Gaúcha, está engajada no combate ao coronavírus. Para isso, está investindo em modernas tecnologias de biossegurança, para garantir o bem-estar e a segurança dos passageiros e colaboradores a bordo de seus veículos e, também, nos postos de trabalho e atendimento da empresa.

Entre as recentes medidas adotadas na frota , está a implantação do Sistema UV Purifier AC de desinfecção de ar-condicionado. O Sistema consiste na desinfecção constante do ar circulante nos veículos através de radiação ultra violeta (UV-C) e foi desenvolvido pela Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de sistemas de ar-condicionado para transportes coletivos.

A solução possui um dispositivo de emissão de luz ultravioleta (UV-C) integrado ao módulo convencional de ar-condicionado, sendo eficaz na inativação do material genético de diversos fungos, vírus e bactérias esporuladas, inclusive algumas mais resistentes que o coronavírus. Ensaios realizados pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul – UCS, com a colaboração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM avaliaram a eficácia antimicrobiana da radiação ultravioleta instalada no ar-condicionado. De acordo com o resultado, a taxa de eficiência nos testes alcançou mais de 99%, o que garante a qualidade do ar em circulação nos veículos e mais segurança aos passageiros e colaboradores.

Cabe ressaltar que o sistema fica enclausurado dentro do módulo de ar condicionado, evitando que os passageiros tenham contato direto com a radiação UV-C. O produto também conta com sistema de segurança que desativa as lâmpadas em caso de abertura das tampas para manutenção. O sistema está sendo implantado em 11 ônibus de turismo da frota da Turistur.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *