#TBT Unibus RN: Relembrando os Sveltos Volkswagen da Guanabara

#TBT Unibus RN: Relembrando os Sveltos Volkswagen da Guanabara

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN

Hoje é dia de #TBT Unibus RN, e a gente lembra de parte dos Sveltos adquiridos pela empresa Transportes Guanabara, maior operadora do transporte potiguar, no final da década de 1990. Foram 10 unidades do modelo Svelto 1996, lançado pela montadora Comil, encarroçados com chassis Volkswagen 16-210 CO.

Tanto a opção da compra pela carroceria Comil, quanto pelo chassis da Volkswagen, foram compras raras na Guanabara. A compra de ônibus zero quilômetro a Comil, por exemplo, aconteceu nesta única vez, quando a viação recebeu, além das 10 unidades do Svelto com motores VW, unidades do mesmo modelo encarroçados em chassis Mercedes-Benz.

Já os chassis Volkswagen foram comprados novamente quase 10 anos depois, em parte das renovações de 2008.

Quando iniciaram as operações, em 1999, os veículos ainda operaram com o antigo sistema de prefixo da empresa, que exibia o ano do ônibus seguido do número de ordem do carro. Assim, eles tinham as numerações 99XXX. Posteriormente, com a adoção de um código para cada empresa, os Sveltos ganharam o novo padrão, seguindo em operação.

A atuação deles na empresa Guanabara permaneceu até o ano de 2011, aproximadamente, quando então foram desativados da frota. Ao longo de mais de 10 anos, estiveram presentes nas principais linhas da empresa.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *