Em live, diretor da RN CARD anuncia pagamento da tarifa do ônibus através do celular

Em live, diretor da RN CARD anuncia pagamento da tarifa do ônibus através do celular

Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes/Ilustração

O diretor executivo da RN CARD, empresa do sistema de bilhetagem eletrônica que atua na Grande Natal, Gino Costa, anunciou que o sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte poderá ser pago através dos celulares dos usuários, por meio de aplicativo. A novidade foi explicada durante a participação de Gino em uma live realizada pelo consultor técnico da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Wellington Oliveira, no Instagram, na noite desta quarta-feira, dia 02 de setembro.

Gino não detalhou quando a novidade vai entrar em vigor, mas garantiu que “esse é o futuro”, e deu detalhes de como a tecnologia vai funcionar após ser questionado sobre o pagamento do transporte através do cartão de crédito: “A primeira etapa do processo do pagamento (da tarifa) por cartão de crédito vai ser por um aplicativo. Na base dele, o usuário terá uma carteira virtual para os pagamentos, com cartões, boletos e etc. E a partir de então, o usuário poderá usar no transporte pagando pelo próprio celular”, explicou.

Para que a novidade entre em vigor, os validadores dos ônibus que utilizam o RN CARD precisam ser substituídos para a versão atual produzida pela TransData Smart, marca responsável pela tecnologia. O validador “V6” já está presente nos ônibus da capital, Natal, e em parte do transporte intermunicipal que aceita os cartões “NatalCard”, além dos ônibus que atuam com a bilhetagem eletrônica do “Bem Card”.

Já no sistema RN CARD, os novos validadores estão presente apenas nos micro-ônibus dos alternativos que passaram a aceitar o sistema de bilhetagem a partir de 2019, como as linhas opcionais de Nova Parnamirim e o transporte municipal de São Gonçalo do Amarante, operado pela Cooptagran. Na maioria das empresas de ônibus e opcionais que aceitam o RN CARD, o validador antigo ainda permanece.

Segundo a TransData Smart, pagamentos com celulares NFC ou QR Code, rapidez na leitura e validação, com tempo de 0,35 segundos, e conectividade Wi-Fi 3G/4G são características tecnológicas presentes no validador V6, o que deverá permitir que os planos anunciados pelo diretor da RN CARD se tornem realidade para o transporte da Grande Natal.

Expansão da área de atuação

A RN CARD anunciou, através das suas redes sociais, a expansão na área de atuação. Além de uma postagem com a foto da praia de Genipabu, no litoral norte, a empresa também informou que iria aumentar sua área de atuação em São Gonçalo do Amarante, mas ainda não deu detalhes de quais as linhas irão aceitar o sistema de bilhetagem eletrônica.

Parceria com o SETRANS/RN

Wellington Oliveira, consultor técnico da FETRONOR, destacou a importância do advento da tecnologia também nas linhas intermunicipais que atendem ao interior do Estado, indo além da região metropolitana. Na live realizada, eles debateram a implantação do sistema informatizado de vendas de passagens, para as linhas do interior. A ação está sendo realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio Grande do Norte (SETRANS/RN), em parceria com o RN CARD, empresa pioneira no sistema de bilhetagem eletrônica no Brasil, criada em 1996, quando se chamava, inicialmente, “Trampolim Card”, voltada para os ônibus da empresa Trampolim da Vitória.

Segundo Welligton, o adevento da tecnologia nas linhas intermunicipais vai permitir uma melhor qualidade na prestação de serviço das empresas que atendem o transporte rodoviário no RN, controlando custos e acompanhando com eficácia os dados referentes as gratuidades.

A live desta quarta-feira foi o segundo encontro virtual realizado por Welligton em seu Instagram @wellingtonoliveira3925, em uma série denominada “O transporte em evidência”. Na semana passada, a conversa foi com o vice-presidente do SETRNAS/RN e diretor da empresa Cabral, Francisco Cabral. O próximo encontro deverá acontecer na próxima quarta-feira, mas o convidado ainda não foi anunciado.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *