Entra em vigor grande pacote de atualizações do transporte por ônibus em Natal

Entra em vigor grande pacote de atualizações do transporte por ônibus em Natal

Por UNIBUS RN
Foto: Gentilmente cedida por Josenilson Rodrigues (Busão de Natal)

Nesta segunda-feira, 14, entrou em vigor o maior pacote de atualizações do transporte público por ônibus em Natal anunciado nos últimos anos. Anunciado pela Prefeitura do Natal, através da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), o pacote modifica o itinerário de várias linhas de ônibus, cria uma linha nova, recoloca em operação 3 atendimentos e restaura o itinerário original de uma linha. As modificações afetam o sistema nas quatro regiões administrativas da cidade.

As modificações foram autorizadas após acordo judicial, celebrado junto à Defensoria Pública do Estado. O processo pedia que 100% dos ônibus aptos a circularem em Natal fossem para as ruas, além da volta da circulação de cerca de 20 linhas que haviam sido paralisadas – tanto a redução da frota, quanto a paralisação das linhas, foram motivadas pela pandemia do COVID-19, uma vez que há medidas de distanciamento social em vigor, disciplinadas para que sejam usadas no combate à doença. Porém, no acordo, foi definido que 70% dos ônibus voltam às ruas a partir de hoje (cerca de 400 veículos), além da volta da circulação de 12 linhas. Parte delas voltou à sua operação habitual, enquanto outras fazem parte do pacote de modificações recém anunciado pela STTU.

No primeiro dia de modificações, é natural que ainda haja dúvidas por parte dos passageiros e operadores. Na nossa apuração, por exemplo, constam relatos de dificuldades de usuários e motoristas em compreender a nova operação de uma linha de ônibus da Zona Norte, que é uma das que sofreram redução do itinerário. Porém, a operação do sistema segue normalmente nesta segunda-feira.

Você pode conferir um guia completo com os detalhes do pacote de atualizações do transporte público de Natal, para saber se a linha que usa constantemente foi afetada, clicando AQUI.

Pirangi: Os moradores do conjunto Pirangi, na Zona Sul, seguem usando nesta segunda-feira a linha 51 (Pirangi / Rocas – Via Praça Cívica) normalmente.

Havia a expectativa pelo anúncio de uma modificação na operação da linha 51, que chegou a ser informada em diversos veículos de comunicação potiguares na semana passada. Entretanto, a alteração não foi colocada em prática.

Procurada pelo UNIBUS RN, a assessoria de imprensa da STTU confirmou que a linha 51 terá seu código alterado para 551 e haverá uma modificação na operação da linha. Porém, até o fechamento da matéria, não informou mais detalhes sobre essa modificação, nem quando ela entrará em vigor.

Santa Maria e Reunidas: Outras 5 linhas de ônibus estão com alteração de trajetos a partir de hoje, apesar de não estarem listadas no pacote anunciado pela STTU.

As linhas 39, 46, 54 e 83, operadas pela Santa Maria, e a linha 78A-47, onde circulam ônibus da empresa Reunidas, rodam nesta segunda com avisos dentro dos ônibus que informam aos usuários modificações nos respectivos itinerários. Enquanto as linhas 46, 54 e 83 contam com modificações dentro do bairro de Ponta Negra, a linha 39 não está mais atendendo a parada do Centro Administrativo, na BR 101. Já a linha 78A-47 não está atendendo ao bairro de Nova Descoberta, tendo seu ponto-retorno na altura da sede do DER, na Avenida Salgado Filho.

O UNIBUS RN também solicitou posicionamento da STTU sobre as alterações nessas 5 linhas. A assessoria de imprensa da pasta informou que as alterações do trajeto das linhas 46, 54 e 83 não foram autorizadas e a empresa Santa Maria foi notificada pelo órgão sobre a operação irregular das mudanças.

Até o fechamento da matéria, a assessoria de imprensa da pasta não respondeu nosso contato sobre as modificações das linhas 39 e 78A-47. Caso seja divulgada alguma posição sobre a modificação dessas 2 linhas, este texto será atualizado.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *