STTU reforça necessidade de mudanças nas linhas de ônibus de Natal

STTU reforça necessidade de mudanças nas linhas de ônibus de Natal

Por UNIBUS RN
Foto: Gentilmente cedida por Josenilson Rodrigues (Busão de Natal)

O maior pacote de modificações do transporte público por ônibus anunciado nos últimos anos segue rendendo discussão por toda a Natal. Diante dos questionamentos que vêm recebendo sobre as modificações, a STTU, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, divulgou nota à imprensa reforçando que as alterações, que entraram em vigor na última segunda-feira, são necessárias para a sobrevivência do transporte por ônibus na cidade.

Na nota oficial, a assessoria de imprensa do órgão ressalta que as modificações atingem 10% das linhas da cidade, onde classifica essas alterações como uma “otimização” do sistema, o que, segundo a nota, garante “o equilíbrio econômico, evitando passivo financeiro ao Município e buscando atender aos anseios da sociedade”.

O comunicado reforça também que a pasta está aberta ao diálogo com as comunidades que tiveram linhas inclusas no pacote de alterações recém implantado. “A STTU continua discutindo com as comunidades os ajustes propostos, buscando melhorar o rendimento do sistema, diminuir o tempo de espera e as longas viagens”, diz um trecho do comunicado, que ressalta ainda que está em vigor um período de testes para que o órgão analise a situação de cada uma das linhas que tenha sofrido alguma mudança.

Confira o comunicado completo, disponibilizado pela STTU para a imprensa:

“Com relação a mudanças nos itinerários de alguns linhas de ônibus que circulam na nossa cidade, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) esclarece que a medida está dentro do acordo firmado em audiência de conciliação na Justiça com a Defensoria Pública do Estado.

Devido aos prejuízos causados ao sistema pela pandemia do novo Coronavírus, que fez cair de 360 mil passageiros/dia (antes da pandemia) para cerca de 140 mil passageiros/dia (atualmente), ficou acertada a circulação de 70% da frota. Para tanto, a STTU promoveu a otimização em cerca de 10% das linhas do sistema garantindo o equilíbrio econômico, evitando passivo financeiro ao Município e buscando atender aos anseios da sociedade.

A STTU continua discutindo com as comunidades os ajustes propostos, buscando melhorar o rendimento do sistema, diminuir o tempo de espera e as longas viagens. Diante disso, solicitou um período de testes para analisar melhor o comportamento com as alterações autorizadas.

Cabe esclarecer ainda que a Secretaria não autorizou qualquer modificação nas linhas que servem Ponta Negra e que já expediu ofício para as empresas responsáveis retomarem o serviço regular imediatamente, sob pena de aplicação de multas aos operadores responsáveis”.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *