Natal terá nova faixa compartilhada para ônibus e ciclistas

Natal terá nova faixa compartilhada para ônibus e ciclistas

Por Tribuna do Norte
Foto: Edvan Junior (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou que a avenida Engenheiro Roberto Freire terá uma faixa compartilhada entre ônibus e ciclistas. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (16), atende apelo das empresas de ônibus e de associações de ciclistas da capital.

No início do mês, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) protocolou no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) uma solicitação de implantação de faixa semi exclusiva compartilhada para ônibus do transporte coletivo urbano metropolitano e bicicletas na Roberto Freire. Segundo os empresários, cerca de 180 ônibus do serviço público de transporte coletivo urbano e metropolitano, de 20 linhas, trafegam no local e enfrentam constantes congestionamentos, sobretudo na faixa da direita.

“E comum presenciarmos filas de veículos parados na via, aguardando o atendimento Drive Tru, obstruindo até duas faixas de rolamento e congestionando completamente a via, prejudicando o desempenho da programação dos serviços públicos de transporte coletivo que tem que cumprir o tempo de viagem determinado. Além do mais, são constantes as reclamações dos usuários, motivados pelos descumprimentos dos horários previstos, afetando com isso a qualidade dos serviços”, detalha Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

Baseado na Lei Federal N 12.587 de 03 de Janeiro de 2012, que estabelece políticas de mobilidade urbana, em seu Art 6°, que assegura a prioridade do transporte coletivo na circulação das vias, a solicitação foi encaminhada ao Detran, dando como exemplo a faixa já em utilização na Prudente de Morais.

Por ser uma via administrada pelo Estado, a Roberto Freire precisaria da viabilização da faixa através dos órgãos que tratam sobre o trânsito em âmbito estadual. Como a demanda, além dos transportes públicos, também beneficia os ciclistas, o Governo do Estado decidiu que vai realizar a intervenção.

Segundo o Governo, o projeto da faixa está sendo finalizado pela Secretaria de Estado da Infraesturutura (SIN), em parceria com o Detran e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN). As faixas compartilhadas serão implantadas no lado direito da Roberto Freire, nos dois sentidos, começando logo após o chamado “viaduto de Ponta Negra” e segundo até a rotatória da Via Costeira.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *