Marcopolo fechará fábrica de ônibus no Rio de Janeiro

Marcopolo fechará fábrica de ônibus no Rio de Janeiro

Por Automotive Business
Foto: Leandro de Sousa Barbosa (Ônibus Brasil)

A Marcopolo confirma que encerrará as operações de sua fábrica de ônibus no Rio de Janeiro, localizada em Xerém, Duque de Caxias, após decisão aprovada pelo conselho de administração em reunião realizada no início deste mês. O encerramento das atividades da unidade Marcopolo Rio está agendado para o próximo dia 30 de outubro.

Em comunicado, a Marcopolo informa que a decisão faz parte do processo de ajuste das operações brasileiras e adequação de sua capacidade fabril.

“A decisão foi tomada a partir da necessidade de incrementar a eficiência e reduzir os custos”, diz a Marcopolo em um comunicado.

Segundo a companhia, as fábricas de Caxias do Sul (RS) e de São Mateus (ES) absorverão a produção de ônibus que deixará de ser feita pela Marcopolo Rio. A unidade se dedicava exclusivamente ao segmento de carrocerias urbanas, em operação herdada da Ciferal.

Parte dos funcionários da Marcopolo Rio será remanejada para a planta de São Mateus (ES). Em abril deste ano, após 20 dias em férias coletivas por causa da pandemia, a planta retomou suas operações com metade dos empregados.

A planta de Xerém tem história: já fabricou caminhões FNM nos primórdios da indústria automotiva no Brasil, nos anos 1950, e também os Alfa Romeo e Fiat (antes da marca virar a atual Iveco). Após a Fiat Diesel deixar o País, nos anos 1980, passou a operar com a fabricação de ônibus Ciferal, que foi comprada pela Marcopolo. Em 2013, a transição foi concluída e a marca Ciferal foi aposentada. Na época, para implementar de vez sua marca e passar a operar como Marcopolo Rio, a empresa investiu R$ 55 milhões que seriam aplicados até 2015.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *